Smart #1 é um SUV elétrico de 272 cv e com hashtag no nome
Novo Smart #1 oferece alcance de até 440 km e é o maior carro da história da marca alemã; SUV elétrico deve chegar ao mercado ainda em 2022
Lembra da Smart? A montadora alemã conhecida pelos compactos ForTwo e ForFour revelou oficialmente na última quinta-feira (7) o novo SUV Smart #1. Equipado com um motor elétrico traseiro de 272 cv, o novo Smart #1 é o primeiro modelo de uma nova família de produtos e estreia como o maior modelo da história da marca. O novo Smart #1 deve chegar aos principais mercados até o fim de 2022.
O novo Smart #1 é grande para os padrões da marca alemã. Ele mede 4,27 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,63 m de altura. Já o entre-eixos é de 2,75 m. Para efeito de comparação, o Smart ForTwo mede apenas 2,69 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,55 m de altura, além do entre-eixos de 1,87 m. Por fora, o novo Smart #1 tem visual minimalista.
Na dianteira, o SUV conta com faróis de led de formato angular. Eles são interligados por uma barra luminosa horizontal logo abaixo do logotipo da Smart. Logo abaixo, o para-choque traz entradas de ar laterais e acabamentos em plástico preto. Na lateral, o destaque fica para as rodas de 19’’ com design fechado e as maçanetas retráteis na carroceria.
Os para-lamas contam com apliques de plástico preto e o SUV pode trazer pintura em dois tons. Também há um logotipo da marca Smart na coluna “C”. Na traseira, o modelo traz finas lanternas de led. Com aspecto horizontal, elas são interligadas por uma barra luminosa pela tampa do porta-malas. Visualmente, o conjunto lembra os modelos da linha elétrica EQ da Mercedes, com destaque para o SUV EQA. A placa fica localizada no para-choque.
Por dentro, o design do novo Smart #1 também é minimalista. O destaque fica para a grande central multimídia de 12,8” com resolução Full-HD. Com aspecto horizontal, a tela tem aspecto flutuante e conta com interface personalizada. Baseado em tecnologias de inteligência artificial, o recurso ainda conta com comandos de voz, atualizações remotas e uma base de dados criptografada.
Também há iluminação ambiente e um painel de instrumentos digital de 9,2’’. O novo Smart #1 conta ainda com acabamento diferentes materiais de revestimento em duas ou mais cores. O modelo conta com capacidade para até cinco ocupantes. O porta-malas varia entre 273 e 411 litros, além de um compartimento frontal de 15 litros para pequenos objetos sob o capô.
O novo Smart #1 traz um motor elétrico localizado no eixo traseiro. Ele oferece 272 cv (200 kW) de potência e 343 Nm de torque. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h, e a tração é traseira. Equipado com baterias de 66 kWh, o Smart #1 oferece até 440 km de alcance elétrico, dependendo da versão. Ele também suporta carregamento turbo em corrente contínua de até 150 kW, que permite recarregar a bateria de 10% a 80% em cerca de 30 minutos.
O novo Smart #1 ainda está em fase de homologação na Europa e na China, que serão seus principais mercados, uma vez que a Smart agora pertence à joint-venture formada pela alemã Mercedes-Benz e a chinesa Geely – que também é dona da Volvo e da Lotus. O novo SUV deve chegar às concessionárias até o último trimestre deste ano, com preços em torno de 40.000 euros (cerca de R$ 206 mil). O novo Smart #1 ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.