Hyundai Santa Cruz e Chevrolet Montana: dobradinha dos sonhos para o Brasil
Acordo Hyundai-GM pode resultar numa picape monobloco média para ameaçar hegemonia do Fiat Toro; Quintanilha e Freire Neto analisam em live
O impactante anúncio de cooperação entre a Hyundai e a GM para desenvolver em conjunto quatro carros na América do Sul e na América Central pode realizar o sonho de muitos consumidores brasileiros: a fabricação local da picape Hyundai Santa Cruz. Mais do que isso: ela seria a base da nova geração do Chevrolet Montana.
Essa é uma das possibilidades que se abrem com a nova parceria entre a Hyundai e a GM. O tema foi comentado e analisado pelos jornalistas Sergio Quintanilha, do Guia do Carro, e Freire Neto, do Motores e Ação, numa transmissão do YouTube (veja abaixo). “Esse é um negócio que vai mexer bastante com o mercado e tirar a Stellantis da zona de conforto”, comentou Freire.
As duas empresas também farão em conjunto uma picape média, na fábrica do Chevrolet S10. “No caso da S10, seria um ganho de economia para a GM e um ganho de produto para a Hyundai”, disse Quintanilha. “A picape Santa Cruz traria economia para as duas montadoras. No caso da Hyundai, seria outro produto inédito. No caso da GM, a Montana seria muito mais atraente e moderna, porém teria um concorrente de muito peso.”
Chevrolet está sem carta na manga
Freire Neto disse que essa é a notícia mais impactante da década. “A Chevrolet tentou de tudo. Tentou com a Montana, não conseguiu. Tentou com o Tracker, que começou forte e rateou. Vamos para os elétricos, opa não é isso tudo. Então ela está sem carta na manga para brigar”, comentou Freire.
Santa Cruz não seria “mais do mesmo”
Segundo Quintanilha, somente uma picape com as especificações do Hyundai Santa Cruz, que tem motor 2.5, tração 4x4 e suspensão traseira independente, poderia abalar a hegemonia do Fiat Toro. “Se é para fazer mais do mesmo, ou seja, uma Nova Montana com a cara da Hyundai, então vão ser duas marcas perdendo, e não apenas a Chevrolet”, disse Quintanilha.