Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não é que a Rússia não consiga encontrar os F-16 da Ucrânia, é que Kiev descobriu o esconderijo perfeito para o futuro das guerras

O que a Ucrânia está improvisando para manter vivos seus poucos F-16 é, na verdade, uma antecipação do que as grandes potências terão que fazer

12 ago 2025 - 11h12
(atualizado em 12/8/2025 às 08h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

O problema das guerras modernas é que elas deixaram de ser uma questão geográfica, e as capacidades tecnológicas atuais, com drones e inteligência artificial na vanguarda, estão corroendo as barreiras físicas que antes existiam. Isso ficou claro, por exemplo, com a operação SpiderWeb da Ucrânia contra as bases aéreas russas. De fato, nos primeiros 18 meses de guerra, a Ucrânia perdeu pouquíssimos aviões em terra em comparação com o número de Moscou, e o último movimento indica um número ainda menor.

A chegada dos F-16 à Força Aérea ucraniana veio acompanhada de um esforço paralelo para criar um ecossistema móvel capaz de sustentar operações contínuas em um cenário onde cada base é um alvo potencial da aviação e dos mísseis russos.

Qual a solução? A fundação ucraniana Come Back Alive, em cooperação com o conglomerado estatal Office 61 e com o apoio financeiro da empresa energética Ukrnafta, entregou recentemente um conjunto de veículos projetados especificamente para fornecer aos F-16 a flexibilidade logística necessária.

Quatro rodas e caças

A aquisição incluiu caminhões oficina para a preparação de armamentos, caminhões com guindaste para o carregamento de mísseis e bombas, picapes para transporte de pessoal e, sobretudo, um complexo móvel de planejamento de missões composto por um caminhão MAN 6x6 e um módulo habitável rebocado, que permitirá realizar briefings, planejar operações e deslocar-se rapidamente para onde for necessário.

Com esse investimento, estimado em ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A Marvel adiciona um novo membro aos Guardiões da Galáxia — e ele é tão poderoso que até o Thanos parece antiquado ao lado dele

Coreia do Norte infiltra trabalhadores em empresas do Ocidente há anos e agora sabemos como eles fazem isso

Se você tem um cabo de TV conectado ao seu quarto, você tem um tesouro: veja como transformá-lo em uma rede Ethernet de alta velocidade.

Já sabemos quem vai beber todo o café que o Brasil não exportará para os EUA por causa das tarifas: a China

A NVIDIA e a AMD poderão vender seus chips de IA para a China, mas, para isso, darão aos EUA uma comissão de 15%

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade