GM e Hyundai vão lançar 5 novos carros compartilhados no Brasil, incluindo picape
Fabricantes vão dividir esforços no desenvolvimento de SUV, duas picapes, um modelo compacto e uma van elétrica
A General Motors e a Hyundai anunciaram nesta sexta-feira (8) os primeiros cinco modelos que serão fruto de um projeto conjunto entre as duas montadoras. A parceria, oficializada em setembro de 2024, prevê o desenvolvimento compartilhado de quatro veículos para os mercados da América Central e América do Sul, um SUV, um carro de passeio, uma picape compacta e uma picape média, além de uma van comercial elétrica voltada para a América do Norte.
Os modelos terão arquitetura flexível, podendo adotar motores a combustão ou sistemas híbridos. A previsão é que os lançamentos ocorram a partir de 2028. Segundo as montadoras, quando a produção estiver em plena capacidade, as vendas devem superar 800 mil unidades por ano.
A GM ficará responsável pela plataforma da picape média, enquanto a Hyundai deverá liderar o desenvolvimento dos modelos compactos e da van elétrica. Apesar de compartilharem a base mecânica, cada veículo terá design próprio, de acordo com o comunicado divulgado pela GM.
A van elétrica será produzida nos Estados Unidos, enquanto os modelos para América Central e do Sul terão projeto iniciado nos próximos meses. Além dos veículos, GM e Hyundai também vão se unir para compras conjuntas de materiais, transporte e logística, e estudam colaboração no fornecimento de aço com baixa emissão de carbono.
As empresas não descartam expandir a parceria para outras áreas, como novos sistemas de propulsão, incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de hidrogênio.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!