PUBLICIDADE

Rolamento de roda com defeito pode causar até capotamento

“Não se atentar para os sinais de que chegou a hora de trocá-lo pode causar sérios prejuízos e até mesmo acidentes”, diz especialista.

16 mai 2024 - 18h12
(atualizado em 17/5/2024 às 06h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Rolamento de roda é uma peça importantíssima do veículo
Rolamento de roda é uma peça importantíssima do veículo
Foto: Imbepa / Guia do Carro

Uma peça pequena, porém, fundamental para as rodas girarem livremente, além de ser um importante componente da suspensão dos carros, que pode até passar despercebido por muitos motoristas: estamos falando do rolamento de rodas. Segundo a especialista, não se atentar para os sinais de que chegou a hora de trocá-lo pode causar sérios prejuízos e até mesmo acidentes, pois um rolamento com defeitos pode, por exemplo, causar um capotamento.

“Dar importância para essa peça é de extrema necessidade”, afirma Luciana Félix, especialista em mecânica e gestora da Na Oficina. “Eu gosto de dizer aos meus clientes lá Na Oficina da Lú, que o rolamento tem que ser uma peça substituída preferencialmente por manutenções preventivas no carro, porque quando você vai até uma oficina periodicamente, você pode analisar o desgaste dessa peça antes que ela venha comprometer a segurança do motorista e das demais pessoas que estão no trânsito”, diz.

Como aumentar a vida útil do rolamento?

Segundo Luciana Félix, a primeira coisa para manter a vida útil do rolamento significativamente é saber o tipo de via que você trafega com esse veículo. “Ruas esburacadas, com muita poeira, com minério, são vias que trazem uma diminuição na vida útil dessa peça”, explica.

Outro ponto importante para a vida útil desse item, de acordo com Luciana, é manter os pneus calibrados, por estar centralizado nas rodas.

Como saber se está na hora de trocar o rolamento?

“Se o carro apresentar sinais de que a peça precisa ser substituída, significa que o rolamento desse veículo precisará ser substituído por meio de uma manutenção corretiva e não pela preventiva, a qual é a mais indicada”, diz Luciana.

Segundo a especialista, o sinal mais importante que precisa ser considerado são os barulhos que começam a aparecer quando se está, principalmente, em alta velocidade. Porém, de acordo com Lú Félix, é preciso estar atento, pois o barulho pode ser confundido.

“Esse barulho é muito comum de ser confundido com pneu deslocado. Às vezes, algumas oficinas que não fazem os testes para saber se esse rolamento está com defeito, e costumam substituir o pneu pelo barulho ser semelhante, e ainda assim o barulho continua porque, de fato, o que estava com defeito era o rolamento”, explica a especialista, que recomenda que ao sinal de qualquer barulho, é importante levar o veículo a uma oficina de confiança.

Outra forma de identificar se um rolamento está com problema é verificar se ele está fazendo barulho na troca de marcha em alta velocidade, ou ao virar o volante, pois o barulho fica mais alto. “Então, esses são sinais que podem estar vindo do rolamento, e que significa que o item pode estar comprometido, necessitando assim, da manutenção corretiva”, diz Luciana.

Luciana ainda conclui: “Detectar os possíveis barulhos desde o início é fundamental, e para isso, ter uma escuta atenta permite que você consiga analisar desde o início esses barulhos, evitando que isso se agrave”, enfatiza Luciana.

Para finalizar, a especialista recomenda a escuta atenta da seguinte forma: “Ao ligar o veículo, rode por uns 10 minutos com o som automotivo desligado e preste atenção em todos os barulhos que o seu carro apresenta, porque desta forma você vai conseguir identificar quando houver algum barulho diferente”, finaliza Luciana.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade