Zeekr 7X elétrico dá show de conforto e arrasa na segurança | Impressões
Com qualidade excepcional e muitas inovações, Zeekr 7X causa boa impressão em nossa primeira condução, em circuito fechado
O Zeekr 7X – um SUV elétrico chinês de alto padrão – deu um show de conforto em nossas primeiras impressões ao dirigir. O carro passou por uma rápida avaliação no Circuito Panamericano, campo de testes da Pirelli no interior paulista. O bem-estar a bordo, para motorista e passageiros, é um dos pontos altos do Zeekr 7X.
Há outros. Muitos, para sermos exato. Os futuros clientes devem gostar do conforto da suspensão, que é bem macia. Para uso em circuito fechado, entretanto, ela é muito macia e isso acabou fazendo a carroceria rolar bastante nas curvas. Esse é um efeito que deve diminuir bastante na estrada, onde a condução não é tão severa.
O tempo vai dizer se a Zeekr deve tornar a suspensão um pouco mais rígida. A princípio, não, pois, apesar da maciez, o carro é bem equilibrado; parece superior aos carros da GWM e da BYD em termos de comportamento dinâmico e/ou direcional. Os freios são muitos eficientes e o carro mantém a trajetória em frenagens de pânico.
A posição de dirigir é ótima, a direção responde rapidamente, o painel é competente e bonito. Há até um Head-Up Display com “realidade aumentada”, para quem gosta de dizer que a imagem da tela é “aumentada”, quando na verdade é muito menor do que aquilo que está do lado de fora do carro. Mas isso é outra história; voltemos ao 7X elétrico.
A aceleração é bastante vigorosa, com muito silêncio a bordo, nenhuma vibração e ótima ergonomia. Ainda não pudemos experimentar o Zeekr 7X em viagens, mas deu vontade, devido ao conforto na condução. Seria também uma oportunidade de aferir quanto realmente ele roda com a bateria de 100 kWh. O importador aposta que faz 500 km , número bem mais próximo dos 543 km do WLTP do que dos 423 km do PBEV (que costuma ser pessimista).
Fizemos também uma prova de aceleração de 0 a 100 km/h, que é cumprida em apenas 3,8 segundos. É número digno de um Porsche. É preciso manter a cabeça já apoiada do encosto traseiro para evitar um movimento brusco para trás, que pode causar tontura em algumas pessoas.
A velocidade máxima é limitada em 200 km/h. A ótima performance é resultado da potência combinada de dois motores elétricos, que entregam incríveis 475 kW de potência. Sabe quanto é isso na linguagem dos carros a combustão? Nada menos de 646 cavalos. O torque é ainda mais brutal: 710 Nm.
Portanto, mesmo sem usar a tração AWD (4x4) e usando apenas o motor traseiro (condição indicada para a cidade), o Zeekr 7X ainda vai entregar mais de 300 cavalos. Ele muda de tração RWD (traseira) para AWD em apenas 4 décimos de segundo. E, nesse caso, encara off-road de maneiras surpreendente. Os pneus são 265/45 R20.
Ainda no uso diário, o 7X deve agradar muito por reduzir a altura da carroceria na hora de entrar e sair do carro (graças à suspensão a ar com molas pneumáticas). Sem contar o enorme bagageiro de 616 litros. Se sobrar algum objeto ainda tem mais 46 litros sob o capô dianteiro.
Apesar de todas as ótimas características do Zeekr 7X, que estreia por R$ 448.000, a operação da marca no Brasil parece não explorar todo o potencial dos modelos chineses. O importador não é o Grupo Geely (dono da marca), mas sim o Grupo Carrera, cuja especialização é atuar em concessionárias com carros de grande volume.
É preciso dar um passo para mudar a mentalidade, pois a Zeekr do Brasil parece estar mais preocupada em lucrar rapidamente e/ou economizar do que em desenvolver uma marca. Alguns jornalistas presentes no evento de lançamento comentaram que talvez falte fôlego financeiro para vender mais carros. Apenas 30 carros para 10 concessionárias parece pouco.
Não adianta dizer que o Zeekr 7X ganha 150 km de alcance em 5 minutos se for carregado num carregador de 400 kW. É fantástico que o carro use uma arquitetura elétrica de 800 volts e tenha essa incrível potência de carregamento rápido, mas a realidade é que numa estrada o usuário vai encontrar no máximo 90 kW disponíveis nos eletropostos. Gostei da potência de carregamento AC: 22 kW.
O importador acerta, porém, ao oferecer seis anos de garantia e um carregador de parede (7 a 22 kW) para quem comprar o carro na pré-venda. E também ao mostrar a resistência da bateria, que é imune a fortes impactos, quedas, fogo, água e todo tipo de pressão. Talvez o posicionamento da marca ainda não esteja afinado para a Zeekr deslanche.
O Zeekr 7X é uma joia. A segurança impressiona e já parte da filosofia da marca, que nem coloca o carro no mercado se ele não atingir 5 estrelas nos mais rigorosos testes de impacto. A confiabilidade parece ser o ponto alto do carro, num mercado em que muitos ainda desconfiam de produtos chineses. Segundo a Zeekr, em oito meses de operação, nenhum dos carros vendidos apresentou defeito mecânico.
