Toyota mostra Prius híbrido plug-in flex e adianta futuro do Corolla
Próxima geração do Toyota Corolla pode trazer conjunto híbrido plug-in flex de 215 cv que equipa o protótipo do Prius revelado nesta semana
Lembra do Toyota Prius? Vendido no Brasil entre 2013 e 2021, o híbrido é uma das atrações da marca japonesa durante a próxima edição da feira Fenasucro & Agrocana, que ocorrerá entre os dias 12 e 15 de agosto, na cidade de Sertãozinho (SP). Durante o evento, a Toyota exibirá um protótipo inédito do Prius híbrido plug-in flex, que pode adiantar o futuro do Corolla no Brasil.
Oficialmente, a Toyota afirma que o Prius híbrido plug-in flex faz parte da estratégia da montadora em explorar novas matrizes energéticas com vistas à descarbonização, denominada multipathway. Ainda de acordo com a marca, o protótipo pode reduzir em até 90% as emissões de CO2 na atmosfera, se utilizado com etanol e carregado a bateria.
Lançada globalmente em 2022, a quinta e atual geração do Toyota Prius nunca chegou ao mercado brasileiro. No entanto, o modelo deve antecipar algumas das tecnologias da próxima geração do Corolla, que deve contar com o mesmo sistema híbrido plug-in que equipa o Prius, mas em versão flex. Inclusive, o novo motor será produzido no Brasil pela marca japonesa.
Ele substituirá o atual motor 1.8 flex com sistema híbrido pleno, que oferece 123 cv de potência combinada. No caso do Prius, o conjunto híbrido plug-in é formado por um motor 2.0 aspirado de 152 cv e 190 Nm, que é associado a um propulsor elétrico de 163 cv e 208 Nm. Juntos, eles oferecem 215 cv de potência combinada e um alcance elétrico de até 69 km.
O visual do próximo Corolla também deve contar com inspiração nos atuais Prius e Camry. A Toyota acredita que os veículos híbrido-flex são a alternativa mais viável para a eletrificação em larga escala no Brasil, e lançará em outubro deste ano o Yaris Cross, que também terá versões híbridas. Além dele, a marca já conta com os modelos Corolla e Corolla Cross HEV no mercado nacional.