Review: Fiat Fastback Impetus Hybrid 2026 é um carro conveniente
SUV cupê da Fiat entrega conforto, boa economia na cidade e a conveniência do sistema híbrido leve, que é permitido no rodízio
Rodamos com o Fiat Fastback Impetus Hybrid 2026, que custa R$ 167.990 e teve atualizações recentes. É uma opção equilibrada entre desempenho, conforto e economia. Equipado com o motor 1.0 turbo de 130 cv e o sistema híbrido leve (MHEV) de 12 volts, o SUV cupê se destaca por ser conveniente para o consumidor – que escapa do rodízio em São Paulo – e também para a Fiat, que reforça sua imagem de marca conectada à eletrificação sem elevar demais o preço final.
Principal característica
O coração do Impetus Hybrid é o sistema mild hybrid, formado por um pequeno motor elétrico de 4 cv e 1 Nm de torque, que atua junto ao motor a combustão nas partidas, retomadas e frenagens. A bateria íon-lítio de 0,132 kWh se recarrega sozinha, dispensando tomadas e cabos. Na prática, o carro oferece mais suavidade e pequenas economias no uso urbano.
O que é novo
A linha 2026 trouxe um visual renovado e interior mais sofisticado. A nova grade dianteira é o detalhe marcante. Para-choques redesenhados e rodas diamantadas de 18” reforçam a pegada esportiva. O interior ganhou painel digital de 7”, portas e bancos revestidos em couro (+R$ 1.340), carregador por indução, multimídia de 10,1” e novos recursos de segurança, como sensor de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
O teto panorâmico agora é opcional no pacote Sunroof (+R$ 4.990). Ele inclui espelho nos para-sóis com iluminação, faróis de neblina em LED e moldura dos para-lamas na cor da carroceria. O terceiro opcional é o Connect Me e sensor de ponto cego (+R$ 3.990). Com tudo isso, o preço do Fastback Impetus 2026 sobe para R$ 178.310.
O que nós gostamos
O Fastback Impetus Hybrid é um carro fácil de conviver no dia a dia. O conjunto mecânico entrega respostas suaves, o câmbio CVT não é monótono e o comportamento direcional do carro é muito bom. O consumo urbano é realmente melhor – 12,6 km/l com gasolina – e o rodízio livre em São Paulo é um bônus valioso. A boa ergonomia, o porta-malas gigante de 516 litros e o design cupê continuam sendo pontos fortes.
O que pode melhorar
O sistema híbrido leve de 12 volts é modesto demais para a marca número 1 do Brasil; deveria ser de 48 volts. Não há ganho de potência e o consumo na estrada não evoluiu em relação à versão convencional. O mesmo botão para ar-condicionado e e ventilador é pouco prático. Os porta-objetos das portas e do console são muito apertados. Faltam airbags para a parte traseira do carro, que tem proposta familiar.
Principais dados técnicos
- Motor: 1.0 turbo flex, 3 cilindros
- Potência: 130 cv (e) / 125 cv (g) a 5.750 rpm
- Torque: 200 Nm a 1.750 rpm
- Motor elétrico: 4 cv e 1 Nm
- Bateria: íon-lítio 0,132 kWh
- Transmissão: CVT de 7 marchas
- 0 a 100 km/h: 9s4
- Velocidade máxima: 196 km/h
- Consumo cidade: 12,6 km/l (g) e 8,9 km/l (e)
- Consumo estrada: 13,9 km/l (g) e 9,8 km/l (e)
- Porta-malas: 516 litros
Conclusão
O Fiat Fastback Impetus Hybrid 2026 não revoluciona a tecnologia híbrida, mas entrega praticidade e economia urbana com estilo. É uma solução barata para quem busca um SUV vistoso, confortável e com um pezinho na eletrificação. Para a Fiat, o Fastback Hybrid marca um passo estratégico rumo à eletrificação em larga escala; para o motorista, é simplesmente um carro conveniente, bonito e eficiente o suficiente para o dia a dia.