Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer comprar um sedã novo? Veja opções até R$ 40 mil

12 mai 2012 - 15h33
Compartilhar

O segmento de sedãs é um dos mais disputados do mercado automotivo brasileiro. Somente no nicho de modelos pequenos foram comercializadas 27.656 unidades em abril, são 117.144 unidades no acumulado do ano. As ofertas do segmento de três volumes até R$ 40 mil são variadas. Algumas montadoras chegam a ter mais de uma opção em seus estandes nas concessionárias.

A Chevrolet tem um modelo para cada nicho de mercado. Até os R$ 40 mil são três opções: Prisma, Classic e Cobalt. O primeiro citado, que deve ser aposentado até o início do ano que vem, chega equipado com motor 1.4 l de 95/97 cavalos de potência. Por R$ 32.056 sai de fábrica com vidros verdes, desembaçador do vidro traseiro e limpador dos vidros dianteiro e traseiro. O Classic parte de R$ 27.573 com motor 1.0 l de 77/78 cavalos, e tem lista igualmente enxuta. Conta apenas com vidros verdes, ar quente e desembaçador do vidro traseiro. Por último, o Cobalt pega um segmento mais "exigente", já que sai de fábrica por R$ 39.980 com ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e abertura elétrica do porta-malas. O modelo é movido graças a um motor 1.4 l de 97/102 cavalos de potência.

A Renault também tem duas opções: Logan e Symbol. O Logan dispõe de motorizações 1.0 l de 76/77 cavalos e 1.6 l de 92/95 cavalos. Parte de R$ 28.610 e R$ 32.820, respectivamente. A lista de equipamentos é "humilde". O projeto da Dacia, divisão romena da Renault, tem apenas vidros verdes, tomada, alarme de alerta para luzes acesas. Já o Symbol sai de uma revenda da fabricante francesa por R$ 39.400 com a mesma motorização 1.6 l. Só que é mais completinho, pois tem ar-condicionado, vidros e travas elétricas e direção hidráulica de fábrica.

A Volkswagen é outra marca que consegue se destacar bastante quando o assunto é a venda de três volumes compacto - apesar de só ser representada por um modelo neste nicho. O Voyage está no topo dos mais vendidos. Foram 26.862 unidades emplacadas este ano. A variação sedã do Gol é comercializada com motorização 1.0 l e 1.6 l, de 72/76 cavalos e 101/104 cavalos, respectivamente. De série, a versão 1.0 l, oferecida por R$ 33.200 chega apenas com itens básicos como desembaçador traseiro, tomada 12V e vidros verdes. Com a motorização 1.6 l, que sai por R$ 37.130, a lista de itens de série é a mesma. O Voyage ainda tem a opção de câmbio automatizado i-Motion, com motor 1.6 l, por R$ 39.910.

De olho no segmento, a JAC estreou ano passado o J3 Turin, oferecido com motor 1.4 l de 108 cavalos. Entre seus atributos estão itens de série como freios ABS, sistema de distribuição de frenagem (EBD) airbag duplo, ar-condicionado eletrônico, CD Player com MP3 e entrada USB e direção hidráulica. O modelo, oferecido por R$ 38.900, vendeu 552 unidades em abril e contabiliza 2.228 no acumulado de 2012.

Na mesma intenção de fazer volume, o Nissan Versa entrou no mercado com o pé direito. E conseguiu seu espaço em pouco tempo. Tanto que já soma 6.650 unidades vendidas este ano. O três volumes da fabricante japonesa tem motor 1.6 de 111 cavalos e parte por R$ 35.990 com airbag duplo frontal, direção hidráulica, travas e alarme.

Com tanta concorrência, a Fiat resolveu finalmente "dar um tapa" no Siena. Com a nova geração, o sedã até mudou de nome. O Grand Sienao tem motor 1.4 l de 85/88 cavalos e lista interessantes de itens. Chega por R$ 38.710 com computador de bordo, direção hidráulica, travas elétricas, faróis de neblina e chave canivete. Mas a marca italiana não tirou de cena o Siena Fire. Ele continua sendo comercializado por R$ 30.680, com motor 1.0 l de 73/75 cavalos. Sai da concessionária praticamente pelado, com básicos desembaçador de vidro, tomada 12 V e vidros verdes.

Da mesma forma que a Fiat, a Ford trouxe o New Fiesta sedã para o Brasil, mas não tirou a antiga geração, produzida na Bahia, de linha. O Fiesta Rocam sedã continua engrossando as vendas do modelo, oferecido nas motorizações 1.0 l de 68/72 cavalos e 1.6 l de 101/106 cavalos, por R$ 28.990 e R$ 37.680, respectivamente. A versão de entrada conta somente com travas faróis escurecidos e abertura eletrônica da mala. Já a 1.6 l traz ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos e faróis de neblina.

Para completar a extensa lista de sedãs até R$ 40 mil está o Peugeot 207 Passion, que aposta no custo/benefício para angariar vendas. O modelo, produzido na planta da marca francesa em Porto Real, no Rio de Janeiro, tem motor 1.4 l de 80/82 cavalos, e chega com ar-condicionado, desembaçador, direção hidráulica, travas e vidros elétricos de fábrica. Tudo sai por R$ 36.990.

Na versão 1.4 l com 85/88 cavalos de potência o Grand Siena é oferecido por R$38.710
Na versão 1.4 l com 85/88 cavalos de potência o Grand Siena é oferecido por R$38.710
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra