Quais fabricantes oferecem outras alternativas a carros?
Não é mais só automóvel: algumas fabricantes já vendem outros meios de mobilidade no país - e nós te contamos quais são eles!
Essa lista mostra outros tipos de meios de transporte que foram criados - ou que tiveram a participação no desenvolvimento - por uma fabricante de automóveis tradicional
Na Semana da Mobilidade 2024 você viu aqui no Terra uma lista com transportes alternativos aos carros e, ainda, análise sobre a transformação pela qual as marcas já começaram a passar - inclusive no Brasil.
Nesta terceira reportagem especial, vamos fazer outra lista. Desta vez, sobre outros meios de mobilidade que são oferecidos pelas marcas que conhecemos como vendedoras de automóveis. Conta aí para a gente: você sabia que essas opções já estavam disponíveis no Brasil?
- Motos
Várias empresas de carros fazem moto - e apostamos que duas delas você não sabia! As três que sempre são reconhecidas são Honda, Suzuki e BMW (Motorrad).
Mas apostamos que você nãos sabia da Peugeot! Apesar de só vender carros no Brasil, lá fora a empresa tem uma divisão de veículos com duas rodas que há alguns anos passou a ser controlada pela Mahindra.
A outra é a Lifan, primeira indústria automotiva chinesa a entrar no mercado automotivo da União Europeia. Olha que curioso: apesar de só ter investido em carros no Brasil, lá fora a marca é reconhecida por ser uma produtora de motocicletas.
- Bicicletas
BMW, Jeep. Renault, Peugeot, Volkswagen e até Ducati (marca de motos que hoje pertence à Audi) já venderam ou ainda vendem bikes no Brasil.
Algumas chegaram a custar pouco mais de R$ 1.200; outras tiveram preços que passaram de R$ 30 mil.
- Patinete
A BMW é uma das marcas que mais investem em meios alternativos. Além de ter uma divisão só para motos, a já citada e conhecida BMW Motorrad, a empresa já tentou emplacar patinetes elétrico. A Mini, também da BMW, e a Volkswagen foram outras empresas que já criaram esse meio de alternativo.
- Barco
Sim, tem marca de carro que já fez barco. Ou que participaram da criação de uma nova máquina marítima. E todas elas são fabricantes de luxo. Lexus, Fisker, Mercedes-Benz, Jaguar, Aston Martin, Lancia, Bugatti e Porsche são exemplos.
A maioria das embarcações não foi pensada do zero pela marca em questão, mas sim criada por meio de colaborações. Como exemplo, deixamos essa imagem do Concept Speedboat, um projeto feito entre a marca britânica e a marca de iates canadense Ivan Erdevicki.
- Avião
Claro, não poderíamos deixar de lembrar dos aviões que já foram feitos por marcas tradicionais de carros. A principal referência é a Saab (sigla de Svenska Aeroplan AB, ou Companhia de Aviões Sueca em tradução livre), que deixou de fazer carros em 2011 mas segue atuando na área de defesa e segurança.
Mas ela não é a única: Subaru, BMW, Honda e até a Fiat já participaram de algum projeto ou mesmo lançaram algum tipo de aeronave. A divisão da Fiat era chamada de Fiat Aviazione e existiu entre a década de 1940 e 1969, quando se fundiu com uma empresa chamada Aerfer para criar a Aeritalia.
A Honda tem projeto mais recente: criou uma divisão aeronáutica em 2006 e desde 2015 faz um jato de uso executivo chamado HA-420 HondaJet - esse que você na imagem abaixo.