Novo Fiat Fastback é flagrado em testes na Europa e mostra mais detalhes
Com nova plataforma modular do Citroën Basalt, segunda geração do Fiat Fastback será uma das novidades da marca italiana até 2030 no Brasil
A próxima geração do Fiat Fastback foi flagrada mais uma vez em testes na Europa. Desta vez, as imagens publicadas pelo site Motor.es revelam mais detalhes do SUV cupê, que terá a mesma plataforma do Grande Panda (novo Argo no Brasil). O novo Fiat Fastback deve chegar ao mercado europeu em 2026 e será um carro global. Ele também é um dos cinco novos carros que a marca italiana lançará no Brasil até 2030.
Lançado originalmente no Brasil em 2022 sobre a base do Fiat Pulse, o próximo Fiat Fastback terá elementos emprestados do Grande Panda europeu, como retrovisores e maçanetas. Na dianteira, o modelo terá faróis em LED e grade frontal mais fina. Apesar da camuflagem, é possível ver o que parece ser o logo da Fiat em versão iluminada, um recurso semelhante ao utilizado em alguns carros da Volkswagen na Europa.
Próximo Fastback terá visual mais reto
O próximo Fastback terá visual com linhas mais retas em comparação com a geração atual. Na traseira, as lanternas em LED terão elementos pixelados, seguindo a identidade visual apresentada nos conceitos derivados do Panda no ano passado. As proporções da carroceria se parecem com as do Citroën Basalt vendido no Brasil.
Por dentro, o novo Fiat Fastback já mostrou em flagras anteriores que terá saídas de ar mais finas e linhas mais retas, com direito a uma faixa de couro na parte central do painel. O modelo não terá os mesmos elementos lúdicos do Panda europeu. Ele também terá como destaque uma central multimídia em posição elevada e painel digital.
Além disso, o console central também será mais elevado, com freio de estacionamento eletrônico e joystick seletor de marchas. As portas contarão com layout semelhante ao do painel, e diferente do Grande Panda.
Nova plataforma será a mesma do novo Fiat Argo no Brasil
O próximo Fastback também será construído sobre a arquitetura Smart Car/CMP, a mesma utilizada pelos Peugeot 208, 2008, além dos Citroën C3, Aircross e Basalt. Essa plataforma é flexível e pode receber motores a combustão, híbridos ou totalmente elétricos, permitindo adaptações conforme cada mercado.
Na Europa, o novo Fiat Panda Fastback deve ter versões equipadas com um 1.2 turbo híbrido leve de 48V e elétricas. Já no Brasil, a Fiat deve apostar nos atuais 1.0 turbo flex e 1.3 turbo flex, ambos com sistemas híbridos leves de 12V e 48V, e com o câmbio automático do tipo CVT para as variantes 1.0 e com conversor de torque e seis marchas para as 1.3 turbo.
Na Europa, a nova geração do Fastback deve chegar no início de 2026. Para o Brasil, a previsão é 2028, já que o modelo atual ainda é recente por aqui. A estreia faz parte do plano da Fiat de lançar cinco novos modelos no país até 2030, um por ano, a partir de 2026.