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Marcas de carros já mudam pelo futuro, inclusive no Brasil

Análise: já é possível perceber que as fabricantes têm deixado de ser empresas que fazem carros para se tornar provedores de mobilidade

17 set 2024 - 15h24
(atualizado às 20h31)
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Resumo
Quando você imaginou que Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Peugeot, Toyota, Jeep e tantas outras marcas gigantes se transformariam em locadoras de carros? Pois o futuro está logo aí!

Nesta Semana da Mobilidade, uma das pautas definidas pelo time do Terra é uma análise sobre a mudança de "comportamento" das fabricantes de automóveis. Incluindo o mercado brasileiro.

Afinal, com a transformação pela qual o mundo passa e com a ininterrupta atualização de tecnologias, a gente se perguntou: as marcas têm deixado de ser empresas que apenas vendem carros para se tornar, na prática, provedores de novos meios de mobilidade? A resposta vai te surpreender.

Tecnicamente, sim: hoje em dia já existe um processo de renovação de perfil e até de formato e estrutura de empresa por parte das empresas que fabricam e vendem carros no Brasil.

Na prática, essas fabricantes não são mais só empresas que fazem e vendem automóveis. A maioria delas já oferece, por exemplo, novos meios de fornecimento de mobilidade, como o aluguel de veículos.

A Volkswagen, por exemplo, oferece seus carros elétricos atuais (ID.4 e ID.Buzz) somente por este método. "Sign & Drive" ("Assine e dirija", em português) é o nome do serviço de aluguel da Volkswagen.

Recentemente, outra gigante, a GM abriu a pré-venda do SUV Blazer EV e disse que também vai promover esse tipo de negócio. Duas gigantes. Passava pela sua cabeça, 15 anos atrás, que Volks e GM fariam isso?

O Grupo Stellantis, gigantesco, também está nessa. Hoje em dia existe uma empresa chamada "Flua!", que faz serviços de assinatura de carros das marcas Fiat, Jeep e Peugeot, todas do conglomerado. A Toyota também oferece serviço de aluguel e compartilhamento de veículos por meio da Kinto Share.

Lá fora, é praticamente impossível achar uma marca de carros que não ofereça a opção de aluguel para seu line-up. Aqui no Brasil, apesar de não ser tão comum como lá fora, esse novo jeito de utilizar o carro ou a moto começou a crescer nos últimos anos.

E garantimos: a demanda por carros novos deve crescer mais do que a propriedade sobre eles, devido justamente à aglomeração de automóveis e outros tipos de veículos nas ruas. É por isso que muitas marcas têm se unido e formado joint-ventures para produzir baterias mais baradas e novos carros eletrificados, além de autônomos.

Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou uma explosão no número de motos em suas vias, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Nos últimos 20 anos, o Brasil registrou uma explosão no número de motos em suas vias, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Flipar

De fabricantes a empresas de mobilidade

Altos executivos das maiores fabricantes que existem enxergam isso. 

"Hoje, a relação é de carro e dono. Mas isso vai mudar. As fabricantes não serão só fabricantes, serão empresas de mobilidade", revelou Jon Lauckner, vice-presidente da GM e chefe do escritório de tecnologia da marca, durante uma entrevista a jornalistas brasileiros, comigo incluso, no Salão de Detroit de 2016 - veja só, oito anos atrás.

Essa tendência, pelo que nossa análise acompanha diariamente, deve aumentar ainda mais nos próximos anos - e o crescimento exponencial de vendas de carros eletrificados que acontece desde o ano passado é a maior prova disso.

É fato que o cliente brasileiro se interessa pelo carro elétrico, híbrido e autônomo, mas ainda trava na falta de estrutura para utilização plena desse tipo de veículo. Com a possibilidade de compartilhamento, como já acontece com bicicletas, patinetes e scooters, são grandes as chances de vermos novas soluções de uso para a mobilidade surgirem cada vez mais. Chegou a hora de vermos as fabricantes se reinvetarem.

A conclusão da nossa análise é a seguinte: cada vez mais o mundo se vê na urgência de criar soluções tecnológicas para reverter o que a sociedade fez com a camada de ozônio e o movimento das fabricantes de procurar soluções cada vez mais sustentáveis, compartilhadas e inteligentes cresce sem parar.

Mas a pergunta que fica é: será que teremos tempo de corrigir o estrago que já foi feito?

Modelos Toyota Corolla Cross híbridos serão usados em testes pela 99 na capital paulista.
Modelos Toyota Corolla Cross híbridos serão usados em testes pela 99 na capital paulista.
Foto: Toyota / Guia do Carro
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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