PUBLICIDADE

Preços dos carros usados caem em 2024; é hora de comprar!

Artigo publicado na news letter da Bright Consulting revela que “os preços dos usados capotam em 2024”

25 mar 2024 - 16h05
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Preços dos carros usados capotam em 2024, segundo Cássio Pagliarini
Preços dos carros usados capotam em 2024, segundo Cássio Pagliarini
Foto: Bright Consulting / Guia do Carro

A hora é ruim para os vendedores de carros usados e boa para os consumidores. É hora de comprar! A informação consta de um artigo publicado na news letter da Bright Consulting pelo especialista Cássio Pagliarini, Chief Strategy Officer da consultoria. “Os preços dos usados capotam em 2024” é o título do artigo.

“A situação é dramática e a média de preços do mercado de usados acumula um deságio de 7,6% nos últimos 12 meses, valor superior à margem de comercialização de muitos desses negócios. Pior ainda para os hatchbacks com impressionantes 11% de desvalorização”, afirma Pagliarini.

“Embora com preços depreciados, esse mercado continua aquecido em volume, com 5,9 e 5,5 vezes a venda de novos – valores normais para esses meses”, informa o especialista da Bright Consulting. “Os lojistas buscam limpar seus estoques antigos e realizar prejuízos para que a perda não seja ainda maior.”

Mas, por que os preços dos carros usados caíram tanto? Munido de três tabelas, Cássio Pagliarini explica a razão da forte desvalorização em 2024:

  • “São respostas múltiplas: durante 2021 e início de 2022, com a falta de veículos novos, os preços dos usados subiram mais do que deveriam e a euforia teve seu reflexo – tudo que sobe, tem que descer.”
  • “Também se nota no período de junho a setembro de 2023 o profundo impacto do incentivo do governo para venda de usados. Se aquela ação fez impulsionar a parcela de veículos novos abaixo de 120 mil reais, essa mesma ação derrubou o preço dos usados de forma que não mais se recuperaram ao longo do ano.”
Podcast com o presidente da Renault: Kardian é só o primeiro novo SUV:

Segundo Pagliarini, o mercado de carros zero km conseguiu se estabilizar e agora os lojistas do mercado de usados correm para se livrar dos carros comprados por um valor que não está mais sendo praticado.

“Ao que parece, o aumento do emprego, redução gradativa da taxa de juros, promoções oferecidas pelas montadoras, ofertas de veículos por assinatura a preços adequados estão conseguindo recuperar o mercado de novos, trazendo de volta alguns clientes que tinham migrado para os seminovos”, diz Pagliarini.

O chefe de estratégia da Bright Consulting completa: “Todos sabemos que o mercado de usados vai se ajustar e que estoques depurados voltarão a ser um bom negócio. Mas tem que se livrar do mico comprado por preço que não se vende mais. Se 2021 foi uma grande oportunidade para os lojistas, hoje é dia do troco”. 

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade