Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peugeot com motor de Fiat: pegadinha ou proposta séria?

AUTO ANÁLISE: O que podemos esperar do Peugeot 208 (e da marca francesa) com o motor 1.0 Firefly do Fiat Argo

30 mai 2022 - 15h18
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Peugeot 208 Style 1.0: visual matador, como sempre.
Novo Peugeot 208 Style 1.0: visual matador, como sempre.
Foto: Stellantis / Divulgação

Todo mundo esperava um Peugeot com motor de Fiat, mas não da forma como aconteceu. Quando a Stellantis nasceu, o CEO da supermontadora, Antonio Filosa, disse que tentaria reduzir de dois anos para um ano e meio a utilização de motores da Fiat em carros da Peugeot. Conseguiu.

Desde a semana passada, o Peugeot 208 está sendo oferecido na versão 1.0 Firefly por R$ 72.990 (preço de lançamento para a versão Like). Junto com o novo Peugeot 208 Style 1.0 (R$ 79.990), a marca francesa passa a ter o hatch 1.0 mais completo de sua categoria. A potência é de 71 cv com gasolina e de 75 cv com etanol. O câmbio é manual de 5 marchas.

Mas era isso que o mercado esperava? Não exatamente. A expectativa era de que o Peugeot 208 ganhasse o motor 1.0 turbo de 125/130 cv (g/e) que equipa o Fiat Pulse. Mas a realidade foi o Peugeot 208 equipado com um motor 1.0 aspirado já conhecido do mercado. Isso é bom ou ruim?

A bem da verdade, a Stellantis nunca disse qual motor da Fiat equiparia um carro da Peugeot. A expectativa foi criada pela mídia automotiva, que, em peso, não considerou a possibilidade que foi adotada em Betim (MG).

Novo Peugeot 208 Style 1.0: aposta inesperada.
Novo Peugeot 208 Style 1.0: aposta inesperada.
Foto: Stellantis / Divulgação

Tem cara de pegadinha? Será que agora a Peugeot vai dizer que é outra só porque usa um motor da Fiat? Pode até ter, mas não é pegadinha. Até onde sabemos, os planos da Stellantis para a Peugeot são robustos. A marca tem uma excelente linha de carros, mas não conseguia competir em preço e pós vendas com outras marcas generalistas.

Por tudo que fez em apenas um ano e meio – e num cenário de crise de fornecimento de chips eletrônicos –, a Stellantis merece crédito. A ideia é realmente dar um posicionamento diferenciado para a Peugeot, que passou a crescer no mercado brasileiro, mas tem potencial para muito mais. Este ano, até maio, o Peugeot 208 emplacou pouco mais de 9 mil unidades, enquanto o Fiat Argo se aproxima de 19 mil.

Não há como negar que o Peugeot 208 1.0 Firefly foi uma grande surpresa. Analistas correram para revisar suas previsões, pois a Stellantis viu uma oportunidade onde todo mundo só via deserto. A grande sacada da Stellantis foi dar ao 208 um motor mais econômico do que o atual 1.6, que tem 115/118 cv.

Com o motor Firefly 1.0 revisado, com 2 cavalinhos a menos de potência com etanol e 1 cv  a menos com gasolina, o Peugeot 208 agora exibe números de consumo muito mais interessantes do que tinha com o motor 1.6. Com gasolina, o Peugeot 208 agora faz 14,7 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada. Com etanol, os números do Inmetro indicam 10,4 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.

Novo Peugeot 208 Style 1.0: motor veio do Fiat Argo.
Novo Peugeot 208 Style 1.0: motor veio do Fiat Argo.
Foto: Stellantis / Divulgação

O Peugeot 208 é um bom carro. Na qualidade da carroceria, está no mesmo nível do Volkswagen Polo e acima do Fiat Argo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Portanto, se o 208 1.0 Firefly ajudar a Peugeot a se tornar mais competitiva no mercado de hatches, já será um bom passo. Veja aqui os equipamentos do novo Peugeot 208 2023.

Mas é pouco para o potencial do Peugeot 208. Por isso ainda podemos esperar mais novidades para o futuro. A utilização do motor 1.0 turbo pode ser uma alternativa para o atual 1.6 aspirado. Dentro da lógica da Stellantis, Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep podem utilizar componentes de uma ou de outra marca sempre que isso resultar em economia para a empresa e ganho para o consumidor.

Portanto, o Peugeot com motor de Fiat não é uma pegadinha. É apenas o início de uma nova fase de compartilhamento de peças, tecnologia e táticas, que tem um objetivo claro: manter a Stellantis como a montadora número 1 do Brasil e da América do Sul.

Novo Peugeot 208 Style 1.0: multimídia enorme e atual.
Novo Peugeot 208 Style 1.0: multimídia enorme e atual.
Foto: Stellantis / Divulgação

Junto com o motor 1.0 de Fiat, o Peugeot 208 ganhou nova aposta no câmbio manual, que tinha sido renegado pela antiga administração da PSA. A Peugeot está mais próxima do consumidor brasileiro e, portanto, aos poucos, cresce a confiança na marca como um todo – e isso deve se estender também ao segmento SUV  e –por que não? – de picapes. 

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade