Pela 1ª vez em cinco anos, preço do carro sobe menos do que a inflação
Ainda assim, desde 2016, tabela de veículos novos aumentou 125%, enquanto IPCA subiu 64%
Quem foi atrás do preço de carros novos nos últimos anos pode ter tomado um susto. A tabela média dos veículos subiu nada menos do que 125% de 2016 para cá, valor bem maior do que a variação da inflação, que foi de 63,9%. Mas há uma boa notícia: o ritmo de aumento no preço dos veículos começa a desacelerar.
Entre janeiro e outubro de 2025, o valor público dos carros novos aumentou 2,40%, para média de R$ 159.684. Enquanto isso, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), subiu 3,64%. Essa é a primeira vez em cinco anos que a inflação geral é superior à relacionada apenas ao carro. Os dados foram compilados pela consultoria Bright Consulting.
Para o COO da empresa, Murilo Briganti, essa movimentação reflete o acirramento da concorrência no mercado brasileiro. Com a chegada de uma série de novas montadoras, incluindo marcas chinesas com estratégias agressivas de preço, a média da tabela dos veículos acaba pressionada para baixo.
Preço do carro dobrou em menos de 10 anos
Briganti aponta que, desde 2016, o preço do carro mais do que dobrou, partindo de R$ 70.900 naquela época. Desde então, o incremento na tabela dos veículos foi de 10% ao ano em média. O crescimento, no entanto, não foi linear.
"Até 2019 ou reajustes anuais eram moderados. A partir de 2020 há forte aceleração, refletindo o choque de oferta da pandemia, a desvalorização cambial, o aumento de custos industriais e a demanda aquecida em descompasso com a oferta restrita", observa.