O primeiro Toyota elétrico do Brasil é um Lexus e custa quase meio milhão de reais
Lexus RZ 500e estreia como primeiro elétrico da marca com 381 cv e mira em Audi Q6 e BMW iX3
A Lexus lança o seu primeiro elétrico no Brasil e 'pavimenta' o caminho para que a Toyota apresente em breve o seu primeiro modelo elétrico no país. Durante a apresentação oficial do modelo RZ 500e para a imprensa em São Paulo nesta segunda-feira (01), José Ricardo Gomes, diretor da Lexus e Toyota, confirmou que trata-se de um primeiro passo para a chegada de um elétrico com o logo da Toyota.
A autonomia será satisfatória segundo a marca com alcance de 600 km segundo o ciclo europeu WLTP. A bateria de íons de lítio tem capacidade de 77 kWh e permite recarga rápida a até 150 kW de potência, recuperando cerca de 80% da capacidade em cerca de meia hora.
O design segue a nova identidade visual da Lexus com a substituição da grade dianteira por uma peça fechada (estilo comum em modelos elétricos, afinal não há motor a combustão que exige refrigeração constante). O conjunto óptico acompanha o desenho da carroceria, que por sua vez, traz vincos bem marcantes para evidenciar o desenho cupê do RZ 500e.
No interior o padrão da Lexus é privilegiar a ergonomia do motorista e por isso que todos os comandos ficam voltados para ele desde a central multimídia com 14" até o console central que abriga o botão giratório do câmbio automático, dois porta-copos e o carregador de celular por indução.
Há ainda bancos com 10 tipos de ajustes elétricos e três cores para o revestimento dos bancos que a Lexus chama de Ultra Suede e é produzido parcialmente de base vegetal.
Como não poderia faltar em um SUV de luxo, há um pacote de segurança de tecnologias semiautônomas, como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, sistema pré-colisão, farol alto adaptativo e monitoramento de ponto cego, além de câmera 360°. São ainda oito airbags no total e os ocupantes usufruem de um som Mark Levinson com 14 alto-falantes.
O Lexus RZ 500e acaba de entrar em pré-venda por R$ 499.990 e a marca garante esse preço até abril de 2026, data que começam a chegar as primeiras unidades. A expectativa é vender 60 exemplares durante todo o ano de 2026. O preço enche os olhos, mas rivais como Audi Q6 e BMW iX3 são ainda mais caros, custando R$ 559.990 e R$ 520.950.
Como forma de conquistar clientes em meio a alta taxa de juros praticada atualmente no Brasil, a Lexus oferece um plano de financiamento com taxa 0 e para quem aderir ao programa de recompra garantida assegura a compra do Lexus seminovo por até 80% da tabela Fipe. Há também 10 anos de garantia para toda linha Lexus.