Novo VW Tiguan chega à Argentina antes do Brasil e com motor do T-Cross
Nova geração do Volkswagen Tiguan chega importado do México mais moderno e em duas versões, mas traz de volta motor 1.4 TSI de 150 cv
A Volkswagen apresentou a terceira geração do Tiguan na Argentina. Produzido no México sobre a plataforma MQB Evo, o SUV chega em duas versões – Life e R-Line – sempre equipado com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio DSG de 7 marchas, com preços a partir de R$ 389 mil e chegam a R$ 409 mil, em conversão direta. No Brasil, a estreia do novo Volkswagen Tiguan é aguardada para 2026.
Design mais sofisticado e robusto
O novo Tiguan adota o estilo global da Volkswagen, com algumas diferenças de design em relação ao modelo europeu. Basicamente, ele é um Tayron encurtado, com leves mudanças na dianteira, lateral e traseira. O entre-eixos também é maior do que o do Tiguan europeu (2,79 m contra 2,67 m), mas a plataforma é a mesma MQB Evo.
A versão R-Line se diferencia pelo visual esportivo, com rodas de 19” (contra 18” do Tiguan Life) e logotipos iluminados. Os faróis full-LED passam a contar com a tecnologia IQ.Light e as lanternas em LED contam com setas dinâmicas. No mercado argentino, o novo Tiguan será oferecido em seis cores: Azul Pacífico e Branco Marfim (novidades), além de Branco Puro, Preto Profundo, Cinza Pirita e Cinza Platino.
Interior tecnológico e mais refinado
Por dentro, o novo Volkswagen Tiguan Life oferece painel digital de 10,25”, central multimídia de 12,9" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado de 3 zonas, volante aquecido, bancos com revestimento em couro sintético, park assist, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e pacote ADAS completo.
Já o R-Line adiciona head-up display, teto panorâmico, iluminação ambiente, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, câmeras 360º, multimídia de 15”, Emergency Assist, Dynamic Light Assist e bancos elétricos com ventilação, aquecimento e massagem. No entanto, o Tiguan perdeu a opção de sete lugares como no SUV vendido no Brasil atualmente.
Motor e desempenho
Curiosamente, todas as versões do novo Tiguan vendido na Argentina utilizam motor 1.4 TSI de 150 cv e 250 Nm, aliado ao câmbio DSG de 7 marchas e tração dianteira. Era de se esperar que o SUV oferecesse o mesmo conjunto disponível nos EUA, formado por um motor 2.0 TSI de 204 cv e câmbio automático de oito marchas, com opções de tração dianteira ou integral nas quatro rodas.
No entanto, a Volkswagen optou por equipar o novo Tiguan com o mesmo motor e câmbio oferecidos no México. Atualmente, o Tiguan AllSpace vendido no Brasil (ainda da geração anterior) conta apenas a versão R-Line, que é equipada com o motor 2.0 turbo de 186 cv e traz um câmbio automático de oito marchas. Fica a expectativa para saber qual será a motorização do futuro SUV no Brasil.