Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Semana Nacional do Trânsito de 2025 reforça foco em segurança e inovação

Campanha destaca impacto das colisões e traz soluções globais como frenagem em marcha-a-ré e luz de freio verde para reduzir acidentes

25 set 2025 - 06h59
Compartilhar
Exibir comentários
Universidade de Graz: luz de freio adicional na frente teria evitado até 17% das colisões
Universidade de Graz: luz de freio adicional na frente teria evitado até 17% das colisões
Foto: Divulgação/Fernando Calmon

Embora comemorado ao longo da semana entre 18 e 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito é fixado em 25 de setembro. Esta data refere-se ao dia de promulgação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997. Sempre relembrada pela Secretaria Nacional de Trânsito, por meio de uma campanha de conscientização, este ano inclui quatro peças gráficas, um filme de 30 s e tudo de livre reprodução.

Campanha reforça o valor da vida

O texto é direto e claro. “Impacto no trânsito também é física: uma colisão a 60 km/h equivale a cair de cerca de 15 metros de altura — o mesmo que despencar de um prédio de 5 andares. A energia liberada nesse choque é enorme e pode ser fatal. Respeite os limites de velocidade. Desacelere. Seu bem maior é a vida.”

Solução sul-coreana: freio automático em marcha à ré

Dentro deste tema encontrei duas novas soluções de segurança veicular em destaque no exterior. Uma delas na Coreia do Sul, desenvolvida pela Samsung, chamada R-AEB (Frenagem Autônoma de Emergência em Marcha-a-ré, por tradução livre). Ao analisar acidentes reais, com um total de 174.332 veículos, constatou-se que houve 44,7% menos colisões com pedestres em marcha à ré do que em veículos não equipados com o sistema.

Luz de freio verde na dianteira

Outro recurso estudado pela Universidade de Graz, na Áustria, revelou por meio de reconstituição de acidentes em cruzamentos de estradas que uma luz de freio adicional em cor verde na frente do veículo teria evitado até 17% das colisões.

Esta pode ser facilmente integrada ao desenho dos veículos e serve de alerta para indicar que o motorista de um carro que se aproxima de um cruzamento resolveu frear. Analisaram-se 200 acidentes reais e em até 25% dos casos a luz extra também teria reduzido a velocidade do impacto e, assim, mitigado ferimentos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade