Robô-táxi da Amazon entra na contramão, provoca recall e aumenta desconfiança do público
Frota autônoma de 332 veículos é convocada para recall por risco de colisão em São Francisco e Las Vegas
O recall de 332 robôs-táxis da Amazon devido a falhas no software aumenta a desconfiança do público sobre veículos autônomos, mesmo com correções implementadas.
Carros autônomos já são uma realidade e cidades norte-americanas como Las Vegas (Nevada) e São Francisco (Califórnia) já convivem com uma frota de robôs-táxis. Apesar do avanço da tecnologia o público demonstra desconfiança em modelos dirigidos por computadores. Um estudo recente da AAA (Associação Americana de Automóveis) indicou que apenas 13% dos consumidores confiam em veículos autônomos.
E graças ao recall envolvendo a frota de robôs-táxis da Amazon essa desconfiança pode ficar ainda maior. A Zoox, subsidiária de desenvolvimento de veículos autônomos da Amazon, emitiu um recall para 332 unidades de seus robôs-táxi que circulam em vias públicas, principalmente nas cidades de Las Vegas (Nevada) e São Francisco (Califórnia).
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A medida foi motivada por uma grave falha no software de condução que poderia levar os veículos a cruzar a linha amarela central e invadir a faixa de rolamento oposta, expondo-os a um risco de colisão.
A Zoox tomou conhecimento da vulnerabilidade após um incidente em 26 de agosto, onde um dos veículos realizou uma curva à direita excessivamente aberta, invadiu a pista contrária e parou temporariamente, bloqueando o tráfego oposto.
Embora a empresa afirme que nenhum acidente tenha sido registrado, a NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos EUA) classificou o comportamento como um risco à segurança viária.
A investigação interna da Zoox identificou um total de 62 incidentes semelhantes na frota operante entre o fim de agosto e 5 de dezembro. Segundo a companhia, a inteligência artificial apresentava falhas de julgamento em cenários urbanos complexos, típicos das metrópoles onde os carros operam.
O Relatório de Recall de Segurança aponta as seguintes causas como principais responsáveis pelas manobras indevidas:
- Reações a veículos estacionados em fila dupla com sinalização incorreta;
- Respostas a mudanças repentinas e inesperadas de rota;
- Tentativas mal executadas de evitar o bloqueio do tráfego em cruzamentos.
Em todos esses cenários, o sistema autônomo tomou a decisão desnecessária de cruzar a faixa de rolamento ou parar na contramão.
A correção do problema foi implementada de forma gradual. Uma primeira atualização de software foi liberada em 7 de novembro, e a solução final foi aplicada a todos os veículos em operação no dia 19 de dezembro, através de um novo pacote de dados.
A Zoox garantiu que continuará monitorando o desempenho dos robôs-táxi em campo e fará futuras atualizações para aprimorar o comportamento do veículo.
A questão é que mesmo que o problema seja corrigido a desconfiança do público não pode ser revertida com uma simples 'atualização do sistema' e só o tempo dirá se o serviço sem motorista pode realmente fazer sucesso nos EUA.