Toyota só deve voltar a produzir Corolla e Corolla Cross no Brasil em 2026
Após grandes danos na fábrica de motores em Porto Feliz (SP), Toyota só retomará a produção de carros no Brasil no início do ano que vem
Depois de ter a sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP) atingida por um forte temporal na última segunda-feira, 21, a Toyota só deve voltar a produzir carros no Brasil em 2026. De acordo com o site Auto Data, a montadora japonesa informou aos trabalhadores que a fabricação de veículos será suspensa até o começo do ano que vem. Os danos na fábrica também provocaram o adiamento do do novo Yaris Cross, que chegaria em outubro.
Funcionários da Toyota terão empregos garantidos
A Toyota possui fábricas em Sorocaba (SP), onde é produzido o Corolla Cross, em Indaiatuba (SP), que fabrica o Corolla sedã, e em Porto Feliz (SP), que fabrica os motores 2.0 e 1.5 para os mercados brasileiro e para exportação. O novo Yaris Cross será produzido em Sorocaba e terá versões equipadas com um novo motor 1.5 híbrido flex. De acordo com Manoel Neres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da região que inclui Porto Feliz, os funcionários ficarão até o fim de setembro com o desconto no banco de horas.
Após este período, eles entrarão em férias coletivas e posteriormente em layoff. Os empregos e salários foram garantidos. Ao todo, são cerca de 800 funcionários na fábrica de motores. A unidade de Sorocaba, com cerca de 3,8 mil colaboradores, também seguirá o mesmo cronograma. A suspensão também afetará a exportação de veículos e motores para outros países da América Latina e EUA.
Danos na fábrica adiaram lançamento do Yaris Cross
O lançamento oficial do Toyota Yaris Cross, que estava programado para outubro, foi adiado oficialmente na terça-feira, 22. O novo SUV híbrido flex será o carro de entrada da marca no país, e brigará com o Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. A chegada do novo Yaris Cross deve acontecer apenas em meados de 2026.