Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo SUV médio da Renault é flagrado em testes e pode se chamar Boreal

Com base de Kardian, novo SUV médio nacional da Renault aparece em testes ainda com forte camuflagem e pode chegar ao mercado ainda em 2025

17 fev 2025 - 11h59
Compartilhar
Exibir comentários
Novo Renault Boreal em testes no Brasil
Novo Renault Boreal em testes no Brasil
Foto: Reprodução/Instagram @placaverde

O novo SUV médio da Renault segue em testes no Brasil. Desta vez, o novo modelo foi flagrado, ainda com bastante camuflagem, por Diego Santos (@d.diego2santos) e Garagem RTS (@garagem_rts), e teve as imagens publicadas pelo perfil Placa Verde (@placaverde), no Instagram. O novo SUV nacional da Renault pode se chamar Boreal e deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano. 

Embora a Renault ainda não tenha confirmado oficialmente o nome do seu novo SUV médio nacional, a marca francesa registrou recentemente o nome Boreal no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), conforme antecipado pelas revistas Quatro Rodas, Autoesporte e pelo site Uol Carros.

Vale lembrar que a Renault vende o SUV chamado Austral na Europa, e os dois nomes são relacionados às tempestades nas auroras polares. Desenvolvido no Brasil, o novo SUV da Renault será produzido em São José dos Pinhais (PR) e também deve ser vendido em outros mercados da América Latina, onde brigará com o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

Novo Renault Boreal em testes no Brasil
Novo Renault Boreal em testes no Brasil
Foto: Reprodução/Instagram @placaverde

Apesar da forte camuflagem, é possível ver que o SUV contará com linhas semelhantes às dos crossovers europeus da Renault, como o Captur e o Rafale. É o caso da grade frontal integrada aos faróis dianteiros, que terá três frisos e o logotipo da Renault em destaque. As luzes devem ter formato bipartido, com os faróis principais na parte inferior e o DRL acima.

Na traseira, as lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa. Na lateral, é possível ver que a maçaneta das portas traseiras será posicionada na coluna, próximo à janela. Este detalhe pode ser o sinal de um parentesco que o novo Renault Boreal terá com a terceira geração do Duster, que utiliza o mesmo recurso de design. 

Novo Dacia Bigster
Novo Dacia Bigster
Foto: Dacia/Divulgação

Seria uma solução semelhante à do Kardian, que apesar de trocar todas as peças de estamparia da carroceria e ter estilo Renault, ainda compartilha alguns traços com o Dacia Sandero. A plataforma do novo SUV médio da Renault será a base modular RGMP, a mesma utilizada pelo Kardian. Essa base é justamente uma evolução da CMF-B do Sandero e Duster europeus, que também é utilizada pelo Dacia Bigster. 

A nova plataforma também será utilizada pela próxima geração do Renault Oroch/Niagara, que também dará origem à uma inédita picape da Nissan. Sob o capô, o novo Renault Boreal terá o motor 1.3 turbo flex de 162 cv e 250 Nm do Duster, que passou a ser produzido no Brasil recentemente. Já o câmbio pode ser o mesmo automatizado de dupla embreagem e seis marchas do Kardian, ou o automático do tipo CVT com simulação de oito marchas do Duster.

Novo Dacia Bigster
Novo Dacia Bigster
Foto: Dacia/Divulgação

Futuramente, o Renault Boreal também terá versões híbridas. É esperado que o modelo tenha um sistema micro-híbrido de 48V associado ao motor 1.3 turbo flex. No entanto, a novidade deve chegar entre 2026 e 2027 ao mercado. Por dentro, o padrão de acabamento do novo Renault Boreal será superior ao do Kardian. 

São esperadas peças de melhor qualidade, além de uma central multimídia maior do que a de 8" do Kardian e painel digital. Dentre os equipamentos, o SUV médio também terá pacote ADAS de condução semiautônoma, teto solar panorâmico e ar digital de duas zonas. É provável que o modelo tenha valores na faixa de R$ 180 mil a R$ 200 mil.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade