Novo Ferrari Amalfi é revelado oficialmente com V8 biturbo de 640 cv
Sucessor do cupê Roma, novo Ferrari Amalfi tem design minimalista, traz botões físicos de volta e vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos
Este é o novo Ferrari Amalfi. Apresentado nesta semana na Itália, o novo cupê de entrada da marca italiana é o sucessor do Ferrari Roma. Com entregas a partir do segundo semestre de 2026 na Europa, o novo Ferrari Amalfi traz visual mais minimalista e um motor 3.9 V8 biturbo de 640 cv de potência. O esportivo ainda não tem data para chegar ao Brasil.
Seguindo a receita já utilizada com os modelos F12 Berlinetta e 812 Superfast há alguns anos, o novo Ferrari Amalfi é uma evolução do modelo Roma. O novo nome também homenageia uma cidade italiana, enquanto algumas das especificações do Ferrari Roma foram mantidas. No entanto, a marca do Cavallino Rampante também deixou seu novo modelo de entrada mais potente.
O destaque fica para o motorzão 3.9 V8 biturbo de 640 cv e 760 Nm. São 20 cv extras de potência, obtidos através de um novo virabrequim e um sistema de escapamento repaginado. De acordo com a Ferrari, os turbos também atuam com maior pressão. Assim como no antigo Ferrari Roma, o câmbio segue automatizado de dupla embreagem e oito marchas, mas ganhou uma nova programação para oferecer trocas mais rápidas.
A tração é traseira. Com esse conjunto, o novo Ferrari Amalfi vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos – de 0 a 200 em 9 segundos – e atinge uma velocidade máxima de 320 km/h. Para efeito de comparação, o antigo Roma vai de 0 a 100 km/h em 3,4 s e de 0 a 200 km/h em 9,3 s.
A montadora italiana também realizou melhorias em aspectos como a arquitetura eletrônica, aerodinâmica, freios, direção e na suspensão do Amalfi. As medidas, no entanto, são praticamente as mesmas do antecessor: são 4,66 metros de comprimento, 1,97 m de largura e 1,30 m de altura. O entre-eixos é de 2,67 m. O novo Ferrari Amalfi pesa 1.470 kg.
O visual segue inspirado nos esportivos clássicos da Ferrari nos anos 1950 e 1960, mas ganhou pegada mais minimalista. Na dianteira, o cupê perdeu a grade frontal. Agora, o Ferrari Amalfi traz apenas a entrada de ar inferior, enquanto os novos faróis em LED são interligados na parte de baixo.
De acordo com a marca italiana, todos os painéis da carroceria são novos. Em relação ao Roma, apenas a parte envidraçada é a mesma. Na lateral, as rodas são de 20”. Ao contrário do tradicional vermelho, a cor de lançamento do modelo é o Verde Costiera. No interior, o Ferrari Amalfi conta com a combinação 2+2, com dois assentos na dianteira e dois na traseira. O porta-malas leva até 273 litros.
Outro destaque do modelo é a volta dos botões físicos em algumas das funções do veículo, um pedido feito pelos fãs da Ferrari. A marca italiana optou por substituir os comandos sensíveis ao toque por teclas físicas, uma vez que essa solução pode ser mais segura e simples de utilizar ao pilotar o esportivo.
Além disso, o Ferrari Amalfi traz um painel de instrumentos digital de 15,6” e uma central multimídia horizontal de 10,25”. Completa o conjunto de telas um terceiro display, de 8,8”, para o passageiro. Os bancos contam com ajustes elétricos e funções de massagem, e o acabamento pode ser configurado com diferentes opções de cores.
O novo Ferrari Amalfi estreia no mercado europeu apenas em 2026. Na Itália, o seu preço inicial é de 240.000 euros (cerca de R$ 1,5 milhão em conversão direta). Este valor pode subir de acordo com as opções de configuração escolhidas pelo cliente. Ainda sem confirmação para o Brasil, o novo esportivo italiano deve desembarcar no país apenas no fim do ano que vem.