Nova geração do BMW Série 3 está quase pronta e estreia ainda em 2026
Sedã será o segundo integrante da nova família de carros da marca alemã chamada Neue Klasse; primeiro será o elétrico
A nova geração do BMW Série 3 está quase pronta. Isso porque a marca alemã começou a produzir o sedã de luxo em formato pré-série na recém atualizada fábrica em Munique, na Alemanha. O carro terá opção em todas as matrizes energéticas, como combustão e híbrida, mas o início da produção em série, que começa para valer no 2º semestre, será na versão elétrica.
As primeiras unidades servem como teste da linha de produção, já que unidade fabril alemã, pela primeira vez, constrói o modelo de ponta a ponta. Ou seja, é um processo de validação de todas as novas áreas de manufatura e logística, como estamparia, carrocerias, cabine de pintura e área de montagem.
Com todas as etapas de construção em um só lugar, todos os processos logísticos, os equipamentos de fabricação e as operações já precisam funcionar perfeitamente.
De acordo com a BMW, a realização de testes de sistema para o futuro modelo do veículo ajuda a pontos de otimização. "Os próximos meses serão para aplicar os aprendizados obtidos durante a fase de escalonamento para aperfeiçoar ainda mais os processos de produção em série e garantir um lançamento tranquilo", diz o comunicado da marca.
Série 3 elétrico será i3
O carro se chamará i3, mas do monovolume elétrico que foi lançado no Brasil em 2014, só restou o nome. O modelo será o segundo membro da Neue Klasse, que marcará uma nova fase tecnológica para a marca, assim como fez na década de 1960, quando o nome foi usado pela primeira vez em uma revolução da linha. O primeiro foi o SUV elétrico iX3, que deve estrear no Brasil ainda este ano.
No primeiro momento, deve surgir a versão do já lançado iX3: a 50 xDrive com 464 cv e quase 80 kgfm de torque fornecidos por uma dupla de motores elétricos. Já a bateria de 108 kWh pode permitir uma autonomia perto de 800 km. O modelo, inclusive, já foi registrado no Brasil.
O design seguirá as referências do conceito Vision Neue Klasse, com uma dianteira mais retrô e elegante, abandonando as grandes grades duplas dos modelos recentes. Nas laterais, o sedã manterá a tradicional curva Hofmeister na coluna C, mas com superfícies mais limpas e maçanetas embutidas nas quatro portas. A traseira deve adotar lanternas horizontais e traços geométricos, em linha com o SUV iX3.
Por dentro, o novo Série 3 deverá herdar a tela panorâmica de 17,9 polegadas do iX3, que se estende até o centro do painel. Ainda assim, a BMW promete manter botões físicos para funções essenciais. "Não se trata de eliminar controles ou botões; essa não é a nossa visão", afirmou a marca, destacando que pesquisas internas indicam que os motoristas ainda preferem comandos manuais para ajustes como o volume do som.