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Mudanças visuais deixaram o Volkswagen T-Cross "mais alto"

Entenda as mudanças pontuais de design que a Volkswagen realizou no Novo T-Cross; veja comparativo do velho e do novo

17 mai 2024 - 12h25
(atualizado às 15h46)
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Novo T-Cross (à frente) e antigo T-Cross (ao fundo) vistos de frente
Novo T-Cross (à frente) e antigo T-Cross (ao fundo) vistos de frente
Foto: VW / Guia do Carro

O Novo T-Cross não é tão novo assim, porque a base mecânica permaneceu igual, porém a Volkswagen conseguiu seu objetivo de deixar o SUV "mais alto" com algumas mudanças visuais. O chefe de design da Volkswagen, José Carlos Pavone, explicou as mudanças.

"É muito difícil fazer um facelift, pois você tem que começar a pensar nas mudanças pouquíssimo tempo depois que o carro é lançado", disse Pavone. O Volkswagen T-Cross foi lançado no Brasil em abril de 2019 e menos de seis meses depois o design começou a trabalhar no facelift.

Novo T-Cross (à frente) e antigo T-Cross (ao fundo) vistos de traseira
Novo T-Cross (à frente) e antigo T-Cross (ao fundo) vistos de traseira
Foto: VW / Guia do Carro

Pavone não disse, mas há outro detalhe: a Volkswagen é uma montadora muito conservadora no design. Além disso, o carro não pode ficar totalmente dissociado daquele que foi lançado no mercado europeu, que acaba servindo de base para o facelift.

No caso do T-Cross, o objetivo foi deixar o carro "mais alto", ou seja, com a aplicação de elementos verticais e também a base do para-choque em A para dar a sensação de que o carro ficou mais elevado. Porém, no Novo T-Cross vimos que a Volkswagen usou esse artifício junto com outro "truque" de design: combinar elementos horizontais para que o veículo pareça mais largo.

Parte frontal do Novo T-Cross: base em A e elementos mais verticais nas extremidades
Parte frontal do Novo T-Cross: base em A e elementos mais verticais nas extremidades
Foto: VW / Guia do Carro

Na dianteira do Novo T-Cross vemos que a grade ganhou detalhes visuais horizontais e também que as extremidades ganharam a peça que parece uma entrada de ar mais vertical. Por isso, ele acabou lembrando um pouco o Fiat Pulse.

Na traseira, a mesma coisa. Junto com a ideia de deixar o carro "mais alto", os designers capricharam na barra luminosa que une as laternas, que agora são iluminadas, evitando que o T-Cross passe a sensação de ter ficado muito estreito. Também foi dada atenção especial à assinatura traseira, bem caprichada.

Parte traseira do Novo T-Cross: base em A para deixar o caro mais vertical
Parte traseira do Novo T-Cross: base em A para deixar o caro mais vertical
Foto: VW / Guia do Carro

Resta agora esperar a resposta do público, para saber se agradou ou não. Atualmente, o Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil (2023). No acumulado de 2024 ainda está na frente, mas, pela mudança na produção, em maio deve perder a liderança, lutando para recuperá-la a parttir de 13 de junho, quando o carro começa a ser vendido.

Guia do Carro
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