Minivan de luxo da Chery virá equipada com airbag 'capacete'
Modelo da montadora chinesa pode ser o primeiro veículo de produção em série com bolsas que envolvem a cabeça dos ocupantes
Ah, o mercado chinês e suas idiossincrasias. Algumas são exageros desnecessários, mas outras são inovações fascinantes nos quesitos tecnologia e segurança — como no caso do Luxeed V9.
A minivan da marca de luxo que nasceu da parceria entre Chery e Huawei pode ser o primeiro veículo produzido em série no mundo com airbag de capacete nos bancos. A tecnologia foi desenvolvida pela Yanfeng e apresentada em 2023, mas só agora chegará a um modelo de volume.
Segundo divulgado por fontes na China, os bancos do Luxeed V9 serão recolhidos para posição considerada segura em caso de colisão. O airbag de capacete será deflagrado ao mesmo tempo, bem como as bolsas laterais.
O sistema da Yanfeng recebe sinais do ADAS para antecipar seus movimentos com a devidade agilidade. Em caso de colisão, o airbag promete mitigar o efeito chicote e compensar forças aplicadas na região lombar.
A Yanfeng, que oferece a tecnologia ao Luxeed V9, fornece soluções para outras montadoras. Exemplos? BMW, Volkswagen, General Motors, Toyota, BYD, Stellantis, GAC e Geely — todas com participação de mercado, veja você, no Brasil.
Segundo a imprensa local, o Luxeed V9 chega ao mercado chinês ainda no primeiro semestre de 2026 para ser o veículo mais luxuoso da marca. A minivan é feita sobre a arquitetura modular E0X da Chery, base para outros modelos da fabricante. Seu comprimento deve passar dos 5,3 metros.
O Luxeed V9 adotará sistema de 800V e o Qiankun Advanced Driving System (ADS), sistema avançado de direção desenvolvido pela Huawei. Desse modo, a minivan já está pronta para nível de condução autônoma nível 3.
O modelo de luxo terá opções puramente elétricas (EV) e elétricas com extensor de autonomia (REEV). As baterias para todas as versões serão fornecidas pela CATL.
Vale relembrar que a Luxeed nasceu da costela de Huawei e Chery. Atualmente tem dois modelos no portfólio: o sedã S7 e o SUV R7. De janeiro a novembro, segundo dados do China EV DataTracker, 81.391 veículos da marca foram comercializados.