Trancos nas arrancadas podem danificar homocinética; entenda
Aqueles trancos nas arrancadas, o excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética, peça que tem a função de transmitir o torque do motor às rodas. Se ela quebrar, o automóvel simplesmente não anda. Antes, porém, você deve ouvir estalos, especialmente ao girar a direção até o fim.
“O excesso de torque e trancos na arrancada podem provocar maior desgaste na peça”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Spicer. Ele diz ainda que veículo com problema de alinhamento e que virar a direção acima do máximo recomendado pode até provocar a quebra da junta homocinética. Excesso de carga além do recomendado pelas montadoras também pode danificar a peça.
“É preciso ficar atento nas curvas. Ruídos e estalos são sinais de que está na hora de fazer a manutenção na junta homocinética”, observa Jair.
A coifa, que é a capa de borracha que protege a junta homocinética da contaminação de resíduos como poeira, chuva e lama, também pode rasgar. “Uma vez cortada, há penetração de abrasivos para o interior da coifa e perda de graxa, o que ocasiona desgaste e marcas profundas que provocarão ruídos”, adverte.
A recomendação é fazer uma avaliação entre 5 e 10 mil km da junta homocinética, especialmente, da coifa. Em caso de quebra de qualquer uma das juntas, o veículo não traciona e para de funcionar. Se for necessária a troca da junta homocinética, é preciso fazer o alinhamento do veículo.