Maxus Terron, picape chinesa que dará origem à nova Amarok, gabarita teste de colisão
Modelo produzido pela SAIC recebeu as cinco estrelas máximas do ANCAP australiano nos crash tests e mostra qualidade construtiva no rígido teste de segurança europeu
O destino da nova geração da Volkswagen Amarok já está selado, que só desembarcará no Brasil em 2027. Mas já há sinais de que o modelo terá um desempenho sólido em segurança. Isso porque a LDV Terron 9, picape chinesa que servirá de base para a Amarok latino-americana, foi submetida aos testes de colisão do ANCAP, equivalente ao Latin NCAP na Austrália e em parte da Ásia, e conquistou a nota máxima de cinco estrelas.
Na colisão, o teste teve como referência a versão elétrica vendida no mercado europeu. Apesar disso, há diferenças relevantes entre as variantes. No Reino Unido, a Maxus eTerron 9 elétrica pesa 2.880 kg, enquanto na Austrália as versões a diesel Origin e Evolve marcam 2.400 kg e 2.495 kg, respectivamente. A diferença de cerca de 400 kg se deve ao uso das baterias.
Mesmo assim, tanto o modelo europeu quanto o australiano obtiveram desempenho idêntico em proteção para ocupantes adultos, com 91%, e nos sistemas de assistência à segurança, com 84%. As notas divergiram na proteção infantil e na assistência de segurança, com 89% e 85%, nesta ordem.
Terron 9 dará origem a Amarok vendida na América do Sul
A Terron 9 será produzida em parceria entre a Volkswagen e a SAIC e dará origem à Amarok destinada exclusivamente à América Latina, cuja fabricação ficará a cargo da Argentina. Já os demais mercados continuarão recebendo a Amarok baseada na Ford Ranger, produzida na África do Sul. Os flagras mais recentes revelam que a nova geração aproveitará boa parte da carroceria chinesa, mas com dimensões maiores: deve medir 5,55 metros de comprimento, cerca de 30 cm a mais que a atual.
Segundo a Volkswagen, o modelo não será uma simples cópia da Terron 9. Aproximadamente metade das peças será nacionalizada, o motor será de desenvolvimento próprio, possivelmente o V6 turbodiesel atualizado, e o design terá a assinatura de José Carlos Pavone, responsável por projetos como o Nivus e o T-Cross.
Além disso, há a possibilidade de que a picape receba uma versão híbrida. O próprio presidente da Volkswagen na Argentina, Marcellus Puig, confirmou os planos ao governo local, que acabou revelando a informação. O detalhe que ainda é uma incógnita é se o híbrido estreará junto com a opção a diesel em 2027 ou se chegará em um segundo momento.
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