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Maxus Terron, picape chinesa que dará origem à nova Amarok, gabarita teste de colisão

Modelo produzido pela SAIC recebeu as cinco estrelas máximas do ANCAP australiano nos crash tests e mostra qualidade construtiva no rígido teste de segurança europeu

17 set 2025 - 13h59
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O destino da nova geração da Volkswagen Amarok já está selado, que só desembarcará no Brasil em 2027. Mas já há sinais de que o modelo terá um desempenho sólido em segurança. Isso porque a LDV Terron 9, picape chinesa que servirá de base para a Amarok latino-americana, foi submetida aos testes de colisão do ANCAP, equivalente ao Latin NCAP na Austrália e em parte da Ásia, e conquistou a nota máxima de cinco estrelas.

Na colisão, o teste teve como referência a versão elétrica vendida no mercado europeu. Apesar disso, há diferenças relevantes entre as variantes. No Reino Unido, a Maxus eTerron 9 elétrica pesa 2.880 kg, enquanto na Austrália as versões a diesel Origin e Evolve marcam 2.400 kg e 2.495 kg, respectivamente. A diferença de cerca de 400 kg se deve ao uso das baterias.

Mesmo assim, tanto o modelo europeu quanto o australiano obtiveram desempenho idêntico em proteção para ocupantes adultos, com 91%, e nos sistemas de assistência à segurança, com 84%. As notas divergiram na proteção infantil e na assistência de segurança, com 89% e 85%, nesta ordem.

Terron 9 dará origem a Amarok vendida na América do Sul

Próxima geração da picape Volkswagen Amarok já está em testes no Brasil sobre plataforma da chinesa SAIC
Próxima geração da picape Volkswagen Amarok já está em testes no Brasil sobre plataforma da chinesa SAIC
Foto: @placaverde/Instagram / Estadão

A Terron 9 será produzida em parceria entre a Volkswagen e a SAIC e dará origem à Amarok destinada exclusivamente à América Latina, cuja fabricação ficará a cargo da Argentina. Já os demais mercados continuarão recebendo a Amarok baseada na Ford Ranger, produzida na África do Sul. Os flagras mais recentes revelam que a nova geração aproveitará boa parte da carroceria chinesa, mas com dimensões maiores: deve medir 5,55 metros de comprimento, cerca de 30 cm a mais que a atual.

Segundo a Volkswagen, o modelo não será uma simples cópia da Terron 9. Aproximadamente metade das peças será nacionalizada, o motor será de desenvolvimento próprio, possivelmente o V6 turbodiesel atualizado, e o design terá a assinatura de José Carlos Pavone, responsável por projetos como o Nivus e o T-Cross.

Além disso, há a possibilidade de que a picape receba uma versão híbrida. O próprio presidente da Volkswagen na Argentina, Marcellus Puig, confirmou os planos ao governo local, que acabou revelando a informação. O detalhe que ainda é uma incógnita é se o híbrido estreará junto com a opção a diesel em 2027 ou se chegará em um segundo momento.

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Estadão
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