Leapmotor confirma no Brasil SUV elétrico que roda até 1.190 km
Stellantis confirma SUV elétrico com a tecnologia REEV, que incluí motor a combustão que funciona como gerador para alimentar bateria e prolongar alcance
A Leapmotor está prestes a iniciar suas operações no Brasil e já revelou mais um plano importante para o mercado sul-americano. Com o apoio da Stellantis, a fabricante chinesa confirmou que o SUV C10 será lançado em 2025 tanto no Brasil quanto no Chile, nas versões 100% elétrica (BEV) e com tecnologia REEV (Range Extended Electric Vehicle), também conhecida como EREV, ou Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia.
A novidade foi divulgada no segundo episódio da websérie oficial da marca, que apresenta sua estratégia para a América do Sul. Segundo Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a região, será a primeira vez que um modelo com essa tecnologia será oferecido no Brasil em um segmento de alto volume. "O C10 REEV e sua versão totalmente elétrica chegarão juntos em 2025 ao mercado brasileiro e chileno", destacou.
Diferentemente dos híbridos tradicionais ou plug-in, o sistema REEV utiliza um motor a combustão somente como gerador de energia, sem ligação direta com as rodas. Esse motor abastece o propulsor elétrico ou recarrega a bateria, garantindo mais flexibilidade e autonomia ao motorista.
Para Márcio Tonani, vice-presidente sênior de engenharia da Stellantis para a América do Sul, essa solução entrega vantagens notáveis: "O REEV oferece a experiência de dirigir um carro totalmente elétrico com a segurança de poder recorrer ao motor a combustão quando necessário, eliminando a ansiedade relacionada à autonomia", explicou.
O funcionamento é simples: enquanto o motor elétrico move o veículo com suavidade e resposta imediata, o motor a combustão trabalha sempre em rotações otimizadas, gerando eletricidade com maior eficiência e menor consumo de combustível.
C10 abrirá operações da Leapmotor no Brasil
Conforme já antecipado pelo Jornal do Carro, a marca chinesa do Grupo Stellantis confirmou que o C10 será seu primeiro lançamento por aqui. No entanto, ainda não se sabe qual a faixa de preço, tampouco a versão do modelo que dará as caras nas revendas do Brasil. Isso porque o C10 tem uma opção elétrica (EV) e também com sistema de autonomia estendida (EREV).
A primeira, convencional, usa motor de 231 cv e mais de 30 mkgf de torque. Já a bateria tem duas capacidades: 52,9 kWh ou 69,9 kWh. A autonomia, no entanto, é de 410 km ou 530 km, respectivamente, de acordo com a otimista medição chinesa.
A segunda variante também é elétrica e de 231 cv. Porém, conta com a chamada autonomia estendida. Ou seja, há um motor a combustão — nesse caso o 1.5 litro aspirado de 96 cv — que funciona apenas como gerador. O sistema transforma o combustível em energia para as baterias, e rende uma autonomia de quase 1.200 km, informa a fabricante.
O SUV tem porte médio-grande. É maior, por exemplo, do que o GWM Haval H6. Em números, são 4,73 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de distância entre os eixos. Na parte de equipamentos, o Leapmotor C10 aposta em um pacote tecnológico robusto, com destaque para central multimídia avançada e diversos assistentes de condução. Confira todos os detalhes do modelo, abaixo, no vídeo feito pelo JC, na China.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!