Kia pretende lançar duas picapes inéditas a partir de 2024
De olho no segmento de picapes, Kia desenvolve modelo 100% elétrico para os EUA e uma picape média híbrida que pode chegar ao Brasil
A Kia está de olho no aquecido segmento de picapes. Com planos de lançar 14 modelos totalmente elétricos nos próximos cinco anos, a montadora sul-coreana terá duas picapes inéditas. Uma delas será uma picape exclusivamente elétrica, enquanto a outra será um modelo desenvolvido estrategicamente para mercados emergentes. As novas picapes devem chegar ao mercado a partir de 2024, e uma delas pode vir ao Brasil.
Até o momento, a Kia não divulgou muitas informações a respeito de seus futuros lançamentos. Dentre as possibilidades, a mais provável é a de que a primeira picape seja do segmento médio-grande. Nos EUA, ela seria concorrente das recém-lançadas Chevrolet Silverado elétrica e Ford F-150 Lightning, além das exóticas Rivian R1T e Tesla Cybertruck. O designer Kleber Silva (@kdesignag) fez uma projeção da nova picape baseada no SUV Kia Telluride.
Já a segunda picape, desenvolvida para mercados emergentes, pode ter carroceria sobre chassi e porte um pouco menor, próximo ao da Toyota Hilux e Chevrolet S10. Outra possibilidade seria uma picape com medidas semelhantes a de modelos como a Fiat Toro, Hyundai Santa Cruz e da Ford Maverick. O designer Kleber Silva também imaginou como poderia ser a picape da Kia voltada para mercados emergentes.
De acordo com informações do site australiano Cars Guide, a futura picape média da Kia deve contar com opções de motorização eletrificada, além de versões a diesel ou gasolina, dependendo do mercado. Com o segmento de picapes bastante aquecido no Brasil, o novo modelo teria grandes chances de chegar importado ao país.
Além das picapes, a marca sul-coreana também adiantou que uma das novidades em seu portfólio será o SUV elétrico EV9, que será o modelo topo de linha da Kia. Revelado em 2021 em uma versão conceito, o Kia EV9 terá alcance elétrico de até 540 km. A versão de produção do modelo chegará ao mercado em 2023 e será o primeiro carro da Kia a contar com o novo sistema de condução autônoma da marca.
De acordo com a Kia, será possível recuperar uma autonomia de 100 km em uma recarga de apenas 6 minutos. O modelo também acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos. Além do EV9, a Kia também pretende oferecer e produzir carros elétricos de segmentos específicos de acordo com o foco dos mercados da China, Europa, Índia, Coreia do Sul e dos EUA.
A expectativa da Kia é que cerca de 30% das vendas da marca em 2030 sejam de carros 100% elétricos. Em números, isso se traduz em 1,2 milhão de carros elétricos de um total de 4 milhões de unidades. Para isso, a marca sul-coreana pretende investir em novas linhas de produção, além da redução dos custos de produção em até 40% e novas tecnologias para o aumento da densidade das baterias. A marca também pretende se tornar líder de vendas em veículos comerciais PBV, focados na prestação de serviços.
No Brasil, a Kia se prepara para o lançamento do hatch elétrico EV6. Revelado oficialmente em 2021, o primeiro carro elétrico da Kia será o será o carro de imagem da montadora sul-coreana no Brasil. Produzido na Coreia do Sul em versões de até 585 cv e até 510 km de alcance, o Kia EV6 está em fase de homologação no Brasil, e deve chegar ao país ainda este ano. Já as picapes inéditas ainda não têm data para chegar ao país.