Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IPVA 2026 no Piauí oferece desconto de até 15%; veja calendário e regras de pagamento

Quem pagar à vista até 30 de janeiro garante o maior abatimento; imposto pode ser parcelado em até três vezes

16 jan 2026 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

O proprietários de veículos do Piauí ainda dispõem de certo tempo para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026. O Estado havia divulgado o calendário de pagamento no final de novembro do ano passado, com prazos se encerrando a partir de 30 de janeiro deste ano.

Governo do Piauí publicou o calendário oficial de pagamento do IPVA 2026, com descontos escalonados para quem optar pela quitação em cota única. As regras estão na Instrução Normativa da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, divulgada no Diário Oficial do Estado.

Os proprietários de veículos podem obter desconto máximo de 15% se pagarem o imposto à vista até 30 de janeiro de 2026. Quem quitar o valor até 27 de fevereiro garante abatimento menor, de 10%. Após essas datas, a alternativa passa a ser o parcelamento.

Para quem optar por dividir o imposto, o IPVA poderá ser pago em até três parcelas, com vencimentos distribuídos ao longo do primeiro trimestre de 2026:

  • 1ª parcela: 30 de janeiro;
  • 2ª parcela: 27 de fevereiro;
  • 3ª parcela: 31 de março.

Segundo a Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), todos os débitos do IPVA precisam estar quitados até 31 de março para que o veículo possa ser regularizado junto ao Detran e tenha o licenciamento anual emitido.

Licenciamento também tem prazo

Além do imposto, a taxa de renovação do licenciamento anual deve ser paga até 31 de março de 2026. O pagamento é obrigatório para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e para que o veículo possa circular legalmente.

A Sefaz informou ainda que a tabela de valores do IPVA 2026 será divulgada após a publicação da base atualizada de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Frota tributável e arrecadação

Embora o Piauí possua cerca de 1,56 milhão de veículos registrados, apenas pouco mais de 400 mil efetivamente pagam IPVA. Isso ocorre porque 828 mil motocicletas são isentas por critério de cilindrada e outros 282 mil veículos não pagam o imposto por terem mais de 15 anos de fabricação.

Com essa base de cobrança, o governo estadual estima arrecadar cerca de R$ 650 milhões com o IPVA em 2026.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade