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IPI zero: veja quais são os 5 melhores carros para comprar

Programa "Carro Sustentável" promoveu readequação imediata das tabelas e derrubou o preço de modelos nacionais 1.0 flex em até R$ 13 mil

25 jul 2025 - 12h14
(atualizado às 16h52)
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O momento é favorável para quem pensa em comprar um carro novo por um valor mais acessível. Desde o dia 11 de julho, quando o Governo Federal publicou o decreto de criação do programa Carro Sustentável, vários modelos de entrada baixaram de preço. Os descontos com o IPI zero chegam a R$ 13 mil em alguns carros.

O programa concede isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros nacionais de entrada com motor 1.0 flex e câmbio manual. Ou seja, só vale para os modelos mais baratos à venda no país. Mas é justamente neste segmento com pouca margem que os preços de tabela são mais relevantes.

Até o dia 10 de julho, o carro mais barato à venda no mercado era o Renault Kwid, com valor a partir de R$ 80.690. Pois o "mini SUV" feito em São José dos Pinhais, no Paraná, ganhou redução de R$ 13.400 na tabela assim que o decreto foi publicado, baixando o preço para R$ 67.290. Um corte substancial.

Renault Kwid está com as quatro versões com IPI zero pelo Carro Sustentável
Renault Kwid está com as quatro versões com IPI zero pelo Carro Sustentável
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

5. Renault Kwid Intense 1.0 MT: de R$ 81.790 por R$ 71.290

O Renault Kwid é sem dúvida um dos modelos mais interessantes no momento com IPI zero. Porém, a versão de entrada Zen é muito básica e voltada às vendas diretas. Para pessoa física, melhor optar pela intermediária Intense, mais completa, por R$ 71.290. Ou pelas mais caras, Iconic e Outsider (R$ 75.790).

Todas as versões do Renault Kwid utilizam o mesmo conjunto mecânico. Ele é formado pelo motor 1.0 flex de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas. A tração é dianteira. São 71 cv de potência com etanol e 68 cv com gasolina a 5.500 rpm. Já os torques máximos são de 10 kgfm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm.

Conforme a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o Kwid é um dos carros mais econômicos do País. São 10,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol e, com gasolina, as médias ficam em 14,6 km/l e 15,5 km/l.

Hyundai HB20 está com preço reduzido em duas versões pelo Carro Sustentável
Hyundai HB20 está com preço reduzido em duas versões pelo Carro Sustentável
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

4. Hyundai HB20 Comfort 1.0 MT: de R$ 95.790 por R$ 83.990

Um dos carros mais populares do Brasil há 13 anos, o Hyundai HB20 também participa do programa "Carro Sustentável" e foi um dos modelos que teve maior redução no preço até a publicação desta reportagem. O hatch feito em Piracicaba (SP) baixou a tabela em R$ 11.800 na versão de entrada Comfort 1.0 MT.

Mas na gama do modelo, a versão Limited, mais equipada, é que tem o maior desconto juntando IPI zero e bônus: o hatch está R$ 12.000 mais barato, de R$ 99.990 por R$ 87.990. Por isso, esta é a melhor opção de compra no momento, já equipada com itens como o quadro de instrumentos digital Supervision Cluster e chave presencial Smart Key com botão de partida do motor.

As duas versões vêm com o motor 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas e o câmbio manual de cinco marchas. A tração é dianteira. São 80 cv de potência a 6.000 rpm e 10,2 kgfm de torque com etanol. Com gasolina no tanque, são 75 cv e 9,4 kgfm. No Inmetro, o HB20 faz médias de 9,7 km/l (cidade) e de 10,9 km/l (estrada) com etanol. E com gasolina, chega a 13,4 km/l e 15,4 km/l.

Fiat Argo Drive é o único da linha do hatch com IPI zero
Fiat Argo Drive é o único da linha do hatch com IPI zero
Foto: Fiat/Divulgação / Estadão

3. Fiat Argo Drive 1.0 MT: de R$ 94.990 por R$ 86.990

Vivendo um excelente ano em vendas, o Fiat Argo ganhou recentemente a linha 2026 com algumas novidades. O modelo recebeu atualização discreta e mexeu nas versões de topo de linha, deixando a de entrada Drive 1.0 MT para brigar por preço na base principalmente contra o líder Volkswagen Polo Track. Com o IPI zero, o modelo da Fiat baixou a tabela em R$ 8.000.

O hatch produzido em Betim (MG) mantém o motor 1.0 firefly flex de três cilindros, 9 válvulas e até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque máximo com etanol. O conjunto traz o câmbio manual de cinco marchas, com tração dianteira. O consumo pelo Inmetro é 9,4 km/l na cidade e de 10,4 km/l na estrada com etanol. E com gasolina, faz 13,6 km/l e 14.5 km/l, respectivamente.

Hyundai HB20S tem IPI zero nas versões Comfort e Limited 1.0 flex
Hyundai HB20S tem IPI zero nas versões Comfort e Limited 1.0 flex
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão / Estadão

2. Hyundai HB20S Comfort 1.0 MT: de R$ 103.010 por R$ 93.990

Único sedã disponível no momento com IPI zero, o Hyundai HB20S já está no fim do ciclo da atual geração, mas ainda é um dos mais interessantes do segmento. Assim como nas demais marcas, o modelo feito em Piracicaba (SP) está com descontos adicionais ao IPI zero. Por isso, baixou a tabela em R$ 9.020.

Note que somente as versões 1.0 flex aspiradas contam com a isenção do imposto. O restante da linha com motor 1.0 turboflex de até 120 cv continuam com os preços anteriores. Quem desejar um pacote mais completo de equipamentos, deve escolher pelo HB20S Limited 1.0 MT, por R$ 99.490 (R$ 7 mil mais barato).

O sedã compacto vem de fábrica nas duas versões com o motor 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas e o câmbio manual de cinco marchas. A tração é dianteira. São 80 cv de potência a 6.000 rpm e 10,2 kgfm de torque com etanol. Com gasolina no tanque, gera 75 cv e 9,4 kgfm, na mesma ordem.

Segundo o Inmetro, o HB20S faz médias de 9,7 km/l na cidade e de 10,9 km/l na estrada com etanol. E chega a 13,4 km/l e 15,4 km/l com gasolina.

VW Polo é o atual carro de passeio mais vendido do País
VW Polo é o atual carro de passeio mais vendido do País
Foto: Leo Souza/Estadão / Estadão

1. VW Polo Track 1.0 MT: de R$ 95.790 por R$ 84.445

Líder implacável em 2025, o Volkswagen Polo tem na versão de entrada Track seu carro-chefe de vendas. Pois o modelo, lançado no fim de 2023 para aposentar o Gol, não lidera por acaso. O Polo Track é a melhor compra da categoria no momento, considerando os modelos com IPI zero pelo programa do Carro Sustentável.

Com a isenção do imposto e alguns descontos adicionais, o hatch baixou de R$ 95.790 para R$ 84.445 - corte de R$ 11.345. Além do Track, o Polo Robust, destinado às vendas diretas para produtores rurais, também está com desconto. E a Volkswagen voltou com o Polo TSI manual, que havia saído de linha. A versão 1.0 turboflex caiu de R$ 111.490 para R$ 107.840.

Mas o Polo Track realmente surge como a melhor compra da linha pelo custo-benefício. O modelo traz o motor 1.0 MPI flex e o câmbio manual de cinco marchas, com tração dianteira. O conjunto rende potências de 84 cv (etanol) e 77 cv (gasolina), e torques de 10,3 kgfm e 9,6 kgfm na mesma ordem, ambos a 3.000 rpm.

Conforme a tabela PBEV do Inmetro, o Polo Track faz médias de 9,3 km/l na cidade e de 10,9 km/l na estrada com etanol no tanque. Já com gasolina, as médias sobem para 13,5 km/l e até 15,7 km/l - é um dos hatches flex mais econômicos. O modelo já vem com direção elétrica, ar-condicionado e multimídia.

Chevrolet Onix 2026
Chevrolet Onix 2026
Foto: Diogo de Oliveira/Estadao / Estadão

E o Chevrolet Onix 2026?

A General Motors ainda vai anunciar o início de vendas da linha Onix 2026 nas versões hatch e sedã. Os compactos foram revelados no dia 8 de julho com visual atualizado e novo painel interno com o cockpit virtual da Chevrolet. A montadora anunciou que manteria os preços da linha anterior, mas, dois dias depois, o governo anunciou o programa "Carro Sustentável".

Pois a GM é a única até o momento que não anunciou os preços reduzidos da linha Onix 2026. A expectativa é de que o hatch e o sedã Onix Plus acompanhem a concorrência baixem a tabela entre R$ 8 mil e R$ 12 mil. Entretanto, não há nada oficial até agora porque os modelos ainda não estão na rede Chevrolet. A chegada está prevista para agosto.

Como funciona o programa Carro Sustentável

O governo federal anunciou no dia 10 de julho o decreto que zera a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os carros mais leves e econômicos, movidos a energia limpa e que atendam a requisitos de reciclabilidade e segurança veicular.

Em resumo, veículos compactos de entrada com alta eficiência energética-ambiental e fabricados no Brasil têm o IPI zerado.

Entretanto, para ter direito à isenção, o veículo deve atender a quatro requisitos: emitir menos de 83g de CO2/km; conter mais de 80% de materiais recicláveis; ser fabricado no Brasil (com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país); e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.

Desde então, várias montadoras solicitaram junto ao MDIC o credenciamento dos modelos que atendem aos requisitos. Antes, a alíquota mínima do IPI para esses carros era de 5,27%.

Estadão
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