PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

GWM não quer apostar corrida de picape híbrida com a BYD

Embora esteja atrasada no lançamento da picape Poer para o mercado brasileiro, GWM não se impressiona com picape da BYD

30 abr 2024 - 07h18
Compartilhar
Exibir comentários
GWM Poer Sahar Hi-4T
GWM Poer Sahar Hi-4T
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Pelo menos três picapes chinesas com carroceria sobre chassi estão prometidas para o mercado brasileiro: GWM Poer, BYD Pick-up e JAC Hunter. Isso sem contar o Fiat Titano, que é derivado de uma picape chinesa. Pela força das marcas, as picapes da BYD e da GWM são as mais comentadas, pois ambas serão híbridas.

O modelo da BYD será apresentado dia 15 de maio no México. O modelo da GWM, que é da marca Poer, só tem o sistema de propulsão pronto, pois a montadora chinesa está desenvolvendo um novo design para a picape.

GWM Poer Sahar Hi-4T
GWM Poer Sahar Hi-4T
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dirigentes da GWM Brasil disseram no Salão de Pequim que não querem disputar uma corrida de picapes com a BYD. “Nós temos um compromisso de fazer uma picape que atenda totalmente as necessidades do consumidor brasileiro, pois isso nosso processo talvez seja um pouco mais lento”, disse James Yang, CEO da GWM Brasil e da GWM América Latina.

O próprio James Yang se dispôs a fazer uma viagem de carro 4x4 de São Paulo a Goiânia, GO, parando em fazendas, conversando com usuários de picapes, conhecendo as estradas e também a forma de dirigir do motorista brasileiro.

GWM Poer Sahar Hi-4T
GWM Poer Sahar Hi-4T
Foto: GWM / Guia do Carro

“Nossa picape Poer produzida na China é robusta, mas o brasileiro dirige de forma diferente”, disse Yang. “Ele não tem uma condução moderada, como o motorista chinês. O brasileiro acelera muito forte e freia muito forte, e também passa nos obstáculos com mais velocidade.”

Por causa disso, a picape GWM Poer está recebendo, por parte da Engenharia brasileira, comandada por Marcio Alfonso (ex-CEO da Caoa Chery), atenção especial na suspensão e também na configuração do motor. A GWM também anunciou em Pequim que terá um Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento dentro do investimento de R$ 10 bilhões até 2032.

GWM Poer Sahar Hi-4T
GWM Poer Sahar Hi-4T
Foto: GWM / Guia do Carro

Segundo Marcio Alfonso, responsável pela engenharia dos novos carros da GWM, não haverá a necessidade de ter uma pista de testes, pois muita coisa é feita em simuladores e computadores e os testes de campo podem ser realizados nas ruas e estradas brasileiras.

O objetivo da GWM é fabricar no Brasil a picape Poer com sistema híbrido, mas antes disso a caminhonete deve chegar ao país importada, numa versão com motor a combustão. A data de lançamento e os motores que serão usados não foram divulgados pela GWM Brasil, mas espera-se que a picape híbrida tenha 408 cavalos de potência.

GWM Poer Sahar Hi-4T
GWM Poer Sahar Hi-4T
Foto: GWM / Guia do Carro

Equipado com um sistema super híbrido 2.0 turbo com câmbio automático de 9 marchas para aplicação em sistema híbrido, a potência da picape GWM Poher Sahar Hi4-T mostrada em Pequim é de 300 kW, ou seja, 408 cv. O torque é de 750 Nm e a aceleração de 0 a 100 km/k é feita em apenas 7,1 segundos.

Um dos diferenciais da picape Poer será o acabamento superior, sem os plásticos duros que se vêem nas picapes da categoria. A picape Poer terá materiais de qualidade, uma grande tela multimídia, bancos de couro e alavanca de câmbio bem pequena, além de abertura da caçamba lateral, como o Fiat Toro.

GWM Tank 700, novo SUV off-road de 7 lugares, arrasa na pista:
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade