Fiat Doblò deve retornar ao Brasil ainda em 2025 em inédita versão elétrica
Flagrada em testes e já registrada no Brasil, nova geração de Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Fiat Doblò deve chegar ao país em breve
Vendido entre 2002 e 2021 no Brasil, o Fiat Doblò deve retornar ao mercado brasileiro em breve. Já flagrada em testes no país, a terceira geração do furgão deve chegar ainda este ano ao mercado brasileiro. De acordo com informações do site Autos Segredos, o novo Fiat Doblò será lançado no segundo semestre deste ano na versão elétrica e-Doblò.
Já registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) junto com os irmãos gêmeos Peugeot Partner e Citroën Berlingo, o novo Fiat Doblò será lançado ao mesmo tempo que o furgão da Peugeot. Ambos serão vendidos com carroceria furgão com entre-eixos alongado (L2). Na Europa, essa versão conta com opções de 2 ou 3 lugares.
Sob o capô, o Fiat Doblò elétrico conta com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 270 Nm. Com alcance de até 492 km em ciclo urbano e 392 km em circuito combinado – ambos no padrão europeu WTLP, o furgão da Stellantis recarrega a bateria de 0% a 80% em apenas 30 min em carregadores rápidos.
O Doblò elétrico vai de 0 a 100 km/h em 11,2s e tem velocidade máxima limitada a 130 km/h. A capacidade de carga é de 800 kg ou 4,4 m³. Na Europa, os modelos contam com pacote ADAS e itens como ar-condicionado, trio elétrico e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
O Citroën Berlingo ainda não está confirmado para o país, mas também tem chances de chegar ao Brasil. Lançada em 2022 na Europa, a atual geração dos três furgões (Berlingo, Partner e Doblò) são mecanicamente e estruturalmente iguais, mas se diferenciam por detalhes na dianteira e pelos logotipos de cada marca.
A Stellantis também utiliza a mesma estratégia em outros segmentos comerciais, como os furgões intermediários – Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Fiat Scudo – e grandes – Citroën Jumper, Peugeot Boxer e Fiat Ducato, todos esses já vendidos no Brasil. Em outros mercados, os furgões ainda contam com variantes da Opel, Vauxhall e Toyota.
Recentemente, a Stellantis anunciou que fará uma nova família de carros e um novo motor em sua fábrica de Córdoba (Argentina). Na época, o CEO da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, afirmou que a nova família de veículos não teria a plataforma CMP. Como o trio Berlingo, Partner e Doblò é feito sobre a plataforma modular EMP2, as chances deles serem os modelos feitos na Argentina são grandes.
No entanto, as versões elétricas serão importadas da Europa. Outra possibilidade para o futuro é a de produzir os furgões no Uruguai, por meio da parceria com a Nordex, que já produz outros carros da Stellantis no país. Em ambos os países, os modelos não pagariam imposto de importação por conta do Mercosul. Após alguns anos longe do Brasil, o retorno do trio seria uma boa opção no segmento de comerciais leves.