Ferrari cria supercarro único para cliente que faz homenagem ao icônico F40
SC40 foi desenvolvida por divisão de projetos especiais da marca com inspiração na F40 para cliente
A Ferrari fez uma releitura da F40 para um comprador bastante especial. A nova SC40 é o mais recente produto da divisão de criações especiais da marca, e foi desenvolvida especialmente sob as especificações do proprietário ecoando elementos de design da F40 original de 1987. O modelo base foi a 296 GTB, que cedeu conjunto mecânico e plataforma para a única unidade que foi produzida.
Foram cerca de dois anos de trabalho até a SC40 ficar pronta e a identidade do comprador e preço do modelo não foram revelados pela marca. O desenvolvimento ficou a cargo do Centro de Estilo da Ferrari, ao contrário da F40 original, que tinha o desenho assinado pela Pininfarina. O próprio cliente também que acompanhou de perto todos os passos da criação e validação do superesportivo.
No entanto, vários detalhes remetem à F40, como o nome SC40 em baixo relevo nas laterais da enorme asa traseira, assim como as tomadas de ar NACA nas laterais. Em todo caso, a Ferrari afirma não ter pretendido "recriar uma F40, mas ter um novo carro com personalidade própria". Para tal, o modelo deveria ter um V8 biturbo, em vez do V6 biturbo (vindo da 296) alojado atrás do habitáculo.
A cabine também é a mesma da 296 GTB, mas há amplo uso de Kevlar nos revestimentos de painel e console, além de Alcantara nos bancos. O interior é minimalista, com telas à frente do motorista e uma outra pequena à frente do passageiro.
O motor V6 biturbo é acoplado a um elétrico para entregar 830 cv e torque de 75,5 kgfm enviados às rodas traseiras por uma transmissão de dupla embreagem de oito marchas. A bateria tem 7,45 kWh e há opção de recarga externa, tornando-a um híbrido plug-in. Esse conjunto leva a SC40 de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e à velocidade máxima superior aos 330 km/h.
A SC40 pode não ser a última homenagem à F40 feita pela Ferrari. O piloto Lewis Hamilton demonstrou interesse na criação de um modelo, também único, já denominado F44. O modelo também será inspirado na F40 e deverá ter câmbio manual para apimentar a receita.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!