Ele dirige, Ela dirige: Fiat Cronos 1.0 Drive com câmbio manual
O mesmo carro analisado pelo homem e pela mulher; veja as diferenças e as semelhanças de opinião sobre o Fiat Cronos
O Fiat Cronos 2023 trouxe mudanças visuais na dianteira, novo volante de direção, acabamento em couro marrom e câmbio CVT nas versões 1.3. Mas o sedan que avaliamos foi o Cronos 1.0 Drive com câmbio manual. Veja os comentários dela e dele ao usarem o carro por uma semana
Dirigibilidade
Ele Dirige: O Fiat Cronos 1.0 é um sedan compacto bastante honesto. O carro tem preço competitivo e entrega praticamente tudo que é “obrigatório” em sua categoria. Gostei muito do engate das marchas e também do escalonamento, pois é possível arrancar em 2ª marcha na maioria dos casos. Na cidade, a 3ª marcha tem grande utilização, mesmo em baixas velocidades.
Destaco também os freios, que são bem adequados para a proposta do carro, inclusive com sinalização de frenagem de emergência. O volante de direção multifuncional, com um ótimo painel de instrumentos, e a multimídia bem visível também são pontos positivos. Não rodei na estrada com o carro, mas em avenidas rápidas ele foi bem até uns 80 ou 90 km/h.
Ela Dirige: Quando vi que o Cronos tinha câmbio “de marcha” (manual), fiquei um pouco ressabiada, pois não gosto muito. Estou tão acostumada a dirigir carros automáticos, que tive minhas dúvidas. Mas o câmbio foi ok. Achei os engates bem fáceis. A embreagem é leve.
O banco do motorista tem ajuste de altura, então consegui ficar numa ótima posição para guiar. A direção é levíssima, elétrica, o que também ajudou nas manobras, até porque ele vem com sensor de estacionamento traseiro com gráfico no painel. Só senti falta mesmo do assistente de partida em rampa, porque minha garagem fica numa subida. Mas valeu para relembrar os velhos tempos de carro manual.
Equipamentos
Ele Dirige: O controle eletrônico de aceleração, a central multimídia de 7” e os pneus de perfil alto (185/60 R15) são os itens que mais gostei no carro. Não senti falta de rodas de liga leve, pois as calotas são bonitas.
Ela Dirige: A multimídia é perfeita, conecta Android Auto [e Apple CarPlay] de forma muito rápida. Saí com uma amiga e seu filhinho e foi bem fácil encaixar a cadeirinha com o isofix. O espaço atrás até que é bom, minha amiga não reclamou. Achei ótimo ter o monitoramento da pressão dos pneus, porque isso é uma coisa que às vezes esqueço de fazer.
Eu compraria o Hill Holder (opcional de R$ 490), mas não faria questão da câmera de ré (inserida num pacote que custa R$ 2.980). Eu me sentiria mais segura se tivesse airbags no carro inteiro, mas sei que nem sempre dá para ter nos carros de entrada, se não ficam muito caros.
Desempenho
Ele Dirige: Não dá para esperar muito de um motor 1.0 aspirado a não ser um bom torque em baixa e baixo consumo. O Fiat Cronos 1.0 tem 71 cv com gasolina e 75 cv com etanol. O torque é de 98/105 Nm (g/e), disponíveis a 3.250 rpm (é alto, mas na cidade ok). Não é um carro para a estrada.
Ela Dirige: Não tenho pretensão de bater recordes de aceleração, mas também não gosto de carros que se arrastam nas ruas. Achei o Cronos 1.0 ok nesse ponto, pois ele não é um foguete, mas também não é fraco. Para usar na cidade está de bom tamanho. Ele faz mais de 12 km/l com gasolina e 10 com etanol.
Para quem indica
Ele: Eu indico o Fiat Cronos 1.0 para quem roda basicamente na cidade, precisa de um consumo moderado e faz uso de um grande porta-malas. Indico também para motoristas de aplicativo (99 ou Uber).
Ela: Eu indico para minha enteada, pois ela já tem um Fiat Argo 1.0 e, com bebê, muitas vezes ela e o marido acabam carregando muitas coisas no banco. O Cronos 1.0 é igual ao Argo, só que tem um porta-malas de 525 litros e não de 300.