Dacia moderniza sua imagem e seus produtos na Europa
A Dacia, marca integrante do grupo Renault, quer conquistar consumidores mais jovens com uma imagem mais descolada
Após o anúncio da estratégia “Renaulution” no início de 2021, que previa abandonar o investimento em produtos de baixo custo e grande volume para focar nos veículos de maior valor e que geram maior lucratividade para o grupo, a romena Dacia – até então conhecida por seus veículos simples e acessíveis – teve de passar por uma reformulação completa. Afinal, para ela não bastava passar a oferecer carros mais caros, seria preciso modificar a imagem da marca.
Foi o que ocorreu e a fabricante agora conta com um portfólio formado por modelos que passaram por um novo tratamento de design (incluindo a nova identidade da marca) bem como um design totalmente renovado visual para seus revendedores.
A nova linguagem de design mais nítida para seus carros é o aspecto mais notável da marca, com faróis mais nítidos e o novo logotipo Dacia interligado, ocupando lugar de destaque em uma grade sem cromados em todos os modelos.
Paralelamente, a Dacia está ajustando sutilmente a sua posição, focando-se mais nos clientes com um estilo de vida ativo que procuram carros orientados para o design, sem perder o foco no valor.
Como resultado, a marca passa a oferecer novidades como um sistema de cama de acampamento para o modelo familiar de sete lugares Jogger, enquanto acessórios que incluem uma barraca serão oferecidos no futuro, assim como novas cores e, cada vez mais, materiais reciclados em seus carros para melhorar a sustentabilidade.
A meta de materiais reciclados utilizados na produção do novo Dacia Duster no próximo ano é de 20%, com destaque para o novo material chamado Starkle – um polipropileno reciclado com acabamento que dispensa pintura.
A renovação da Dacia se estende aos revendedores, que também vão utilizar mais tecnologia, com o aplicativo de realidade aumentada da empresa ajudando os clientes a configurar seus carros virtualmente. A marca simplificará a jornada de compra, enquanto as concessionárias físicas que permaneceram passaram por uma reformulação total.
“Ano após ano, a Dacia está atraindo novos clientes que procuram o que pode ser mais valioso no mundo hoje: o essencial”, afirmou Denis Le Vot, CEO da montadora. “Esses novos clientes buscam uma sociedade sensata e responsável e um novo ângulo sobre os carros, veículos pelos quais você se sente atraído porque eles têm o conteúdo, o conforto e a aparência, e são de longe os mais acessíveis. Essa é a Dacia!”, finalizou.