Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como evitar combustível adulterado nas viagens deste feriadão de Carnaval

Viagem de feriado e combustível: como avaliar o local seguro para abastecer e evitar problemas com produto adulterado, segundo especialista

28 fev 2025 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários
Combustível adulterado pode dar dor de cabeça na viagem de feriado
Combustível adulterado pode dar dor de cabeça na viagem de feriado
Foto: Garagem 360

Abastecer o veículo em viagens requer atenção para evitar problemas com combustível adulterado, o que pode causar falhas no motor e gerar altos custos com reparos. O Guia do Carro conversou com Breno Henrique, engenheiro mecânico e especialista em mecânica automotiva, que deu algumas dicas para garantir um abastecimento seguro.

1. Prefira postos confiáveis e observe o ambiente. Sempre abasteça em redes conhecidas e postos bem avaliados. Estabelecimentos organizados, com funcionários uniformizados e equipamentos modernos, costumam seguir padrões rigorosos de qualidade. Além disso, peça sempre a nota fiscal, pois caso aconteça algo com o veículo após o abastecimento, a nota fiscal irá facilitar possíveis reclamações ou até mesmo ações judiciais.

2. Desconfie de preços muito abaixo da média. Se um posto vende combustível por um preço muito inferior ao dos concorrentes, fique atento. Os custos de aquisição e impostos são praticamente os mesmos para todos os postos, então um valor muito reduzido pode indicar combustível adulterado. Além disso, algumas pessoas percorrem longas distâncias para economizar cinco centavos por litro, o que representa apenas dois a quatro reais por tanque. Porém, se o combustível estiver adulterado, o prejuízo pode passar de dez mil reais com danos ao motor.

3. Utilize avaliações e observe o movimento do posto. Postos com alto fluxo de clientes costumam oferecer combustíveis de melhor qualidade. Além disso, aplicativos e sites especializados podem ajudar a verificar a reputação do posto com base na experiência de outros motoristas. Antes de abastecer, veja se há muitas reclamações sobre combustíveis ruins.

4. Fique atento ao desempenho do veículo após abastecer. Se, após abastecer, o carro apresentar falhas no motor, dificuldade na partida ou aumento no consumo, pode ser sinal de combustível adulterado. Caso isso aconteça, evite voltar ao mesmo posto e procure um mecânico de confiança para avaliar possíveis danos. Se suspeitar de irregularidades, denuncie à Agência Nacional do Petróleo (ANP) ou aos órgãos de defesa do consumidor.

Danos para o motor e para o bolso

Abastecer em postos com gasolina mais barata pode parecer uma economia momentânea, mas caso esse combustível esteja adulterado, os danos causados ao motor do veículo podem gerar prejuízos que ultrapassam os R$ 10.000. Abaixo, o engenheiro e alertou sobre os principais problemas que um combustível de má qualidade pode causar e como evitar esse risco.

Breno Henrique: dicas sobre como evitar combustível adulterado
Breno Henrique: dicas sobre como evitar combustível adulterado
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Um combustível adulterado pode conter solventes, álcool em excesso, água em excesso ou misturas indevidas, comprometendo o funcionamento do motor e de outros sistemas do carro. Entre os principais danos estão:

- Problemas na bomba de combustível, que podem fazer o carro perder potência ou até mesmo não funcionar;

- Entupimento de bicos injetores, prejudicando a queima do combustível e resultando em falhas de combustão e aceleração. Em casos mais severos, o combustível adulterado pode fazer com que o bico injetor trave aberto, injetando excesso de combustível na câmara de combustão, o que pode levar à quebra do motor por calço hidráulico;

- Desgaste prematuro das velas de ignição, dificultando na partida e aumento do consumo de combustível;

- Danos ao catalisador, que pode ser obstruído por resíduos ou perder sua eficiência catalítica, fazendo com que a luz de injeção acenda, exigindo a substituição do componente, que é um dos mais caros do sistema de escapamento;

- Corrosão no sistema de alimentação, podendo gerar vazamentos e necessidade de trocas de peças importantes.

Aumento no consumo e perda de desempenho

Além dos danos diretos às peças, a gasolina adulterada afeta o rendimento do motor, forçando-o a trabalhar mais para compensar a perda de potência. Isso resulta em um aumento significativo no consumo de combustível, o que faz com que a suposta economia do abastecimento barato se transforme em prejuízo. Veja as considerações do engenheiro Breno Henrique.

Risco de panes e custos elevados com reparos.  Muitos motoristas percebem os sinais do problema tarde demais, quando o carro já apresenta falhas graves ou até mesmo para de funcionar no meio da viagem. Dependendo do nível de contaminação do combustível, o reparo pode exigir desde a limpeza do sistema de injeção até a substituição completa de componentes, e esses custos podem facilmente ultrapassar dez mil reais, principalmente em veículos mais modernos.

Como evitar esse prejuízo? Para evitar esse tipo de problema, a dica de Breno Henrique é sempre abastecer em postos confiáveis, desconfiar de preços muito abaixo da média e observar o desempenho do carro após o abastecimento. Caso perceba qualquer anomalia, busque um mecânico de confiança para verificar possíveis danos antes que eles se agravem.

Abastecer com combustível de qualidade não é apenas uma questão de economia, mas uma garantia de que seu carro terá vida útil prolongada e menos gastos com manutenção. O especialista reforça: "O barato pode sair muito caro!"

Se perceber qualquer sintoma após o abastecimento, siga estas ações para minimizar os danos e evitar uma pane completa.

- Caso perceba que, após o abastecimento, o veículo começou a apresentar falhas de combustão, perda de potência ou ficou fraco, a melhor indicação é parar o veículo em um local seguro. Acione o reboque da via ou do seu seguro, caso tenha, e desloque o carro para uma oficina bem avaliada ou um posto de combustível confiável na região. Dependendo da gravidade da adulteração, a única solução pode ser realizar a drenagem total do combustível e substituí-lo por um de boa qualidade. Em alguns casos, somente realizando a drenagem e a substituição já resolverá o problema.

- Adicione um aditivo de combustível: alguns produtos podem ajudar a limpar o sistema e minimizar os danos até você conseguir fazer uma manutenção completa.

- Fique atento à luz da injeção: e ela acender, não ignore! Isso pode indicar problemas no catalisador ou mistura inadequada no motor;

- Assim que chegar em casa, faça uma revisão completa: leve o carro a um mecânico de confiança para verificar bicos injetores, bomba de combustível, velas de ignição e catalisador. Se necessário, faça a limpeza do sistema de injeção e substitua o filtro de combustível.

- Por fim, se você estiver muito longe de casa e não tiver oficinas ou postos de confiança na região: aAcione o reboque da sua seguradora para que eles levem o veículo de volta a um local de sua confiança. Você pode alugar um carro para prosseguir a viagem. Insistir em continuar com o veículo adulterado pode resultar em gastos exorbitantes com peças, componentes e até a quebra do motor nos casos mais severos.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade