Fabricante de aspiradores de pó apresenta três supercarros de uma vez na CES
Além de veículo com quase 2.000 cv de potência, Dreame mostrou dois esportivos da submarca Kosmera; entenda
Muita gente pensou que a Dreame, fabricante de aspiradores de pó, lançaria apenas um carro na CES (Consumer Electronics Show). Ledo engano. Além do Nebula Next 01 Concept, a empresa mostrou dois produtos de sua submarca: a Kosmera.
Pois é. Havíamos comentado sobre a Kosmera neste texto que antecipava algumas novidades da CES. À época, parecia ser mais uma aventureira chinesa em busca de um lugar ao sol. O que não é verdade, já que faz parte da divisão automotiva da Dreame.
Notória por seus aspiradores de pó, a Dreame tem cerca de 1.000 funcionários atuando no desenvolvimento de veículos. Número expressivo para empreitada tão recente e que tem como foco SUVs de luxo e superesportivos.
Superesportivos como, por exemplo, o Nebula Next 01 Concept. Com quatro motores elétricos que rendem 496 cv, o modelo tem potência combinada de impressionantes 1.903 cv e cumpre o 0 a 100 km/h em mísero 1,8 segundo. A promessa é de que a versão de produção seja o carro mais rápido do mundo.
A Dreame também apresentou na CES 2026 outros dois modelos além do conceito. Chamados de Star Razer e Star Matrix, os dois têm quatro propulsores elétricos de 475 cv, potência combinada de 2070 cv e coeficientes e de arrasto de 0,20 Cx.
As diferenças se concentram em elementos visuais e no 0 a 96 km/h. Mesmo assim, quase nada muda. Enquanto o Star Razer cumpre a tarefa em 2,4 s., o Star Matrix o faz em 2,3 segundos.
Além disso, a Kosmera disse na CES que os veículos se distinguem pelas propostas. A reportagem admite que não vê tantas nuances assim, mas deixa passar por motivos de licença poética.
Todavia, Jornal do Carro levanta detalhe prosaico: Nebula e Star Matrix não têm maçanetas aparentes. Vale lembrar que a China proibirá o uso de maçanetas puramente eletrônicas em veículos de passageiros.
A reportagem questionou representantes da Kosmera na CES sobre o tema. E foi, claro, recebida com a resposta óbvia. A empresa diz que o Nebula é um conceito e o Star Matrix um protótipo que passará por mudanças até chegar à linha de produção.
A Dreame, vale frisar, quer começar a fazer seus carros a partir de 2027. Ou seja, até lá terá tempo mais do que suficiente para adaptar seus modelos apresentados na CES caso sejam eles os escolhidos para inaugurar a linha de montagem.