Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Renault Filante é apresentado; veja quando chega ao Brasil

Maior SUV da marca e híbrido, modelo tem design moderno e faz 15,1 km/l

20 jan 2026 - 09h00
Compartilhar
Exibir comentários

O maior, mais refinado e tecnológico SUV da marca. O inédito Renault Filante estreia com adjetivos superlativos no exterior e pode desembarcar no Brasil em 2027.

Híbrido e com design afiado, o novo modelo, segundo a fabricante, é estratégico dentro do plano International Game Plan 2027, que visa fortalecer a presença da montadora nos mercados-chave na Ásia e no Oriente Médio.

Desenvolvido em parceria com a Geely, o Filante será lançado, inicialmente, em março na Coreia do Sul e gradualmente vai chegar a países da América Latina, como Colômbia, Chile e Uruguai.

Renault Filante
Renault Filante
Foto: Divulgação | Renault / Estadão

O Brasil não foi citado, mas espere o SUV por aqui em algum momento do próximo ano.

O nome Filante se refere a Étoile Filante, o lendário protótipo que quebrou vários recordes mundiais de velocidade no famoso Lago Salgado de Bonneville em 1956.

Ano passado, a Renault também utilizou a nomenclatura para batizar um carro-conceito elétrico, o Filante Record 2025, que quebrou recorde de eficiência.

Renault Filante
Renault Filante
Foto: Divulgação | Renault / Estadão

Feito sobre a plataforma CMA, da Geely e também usada por modelos da Volvo, o Filante é um dos maiores SUVs da Renault em termos de dimensões.

São 4,91 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,63 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. Ou seja, tem porte de Volvo XC90 e espaço de Commander. Porém, ao contrário do sete lugares da Jeep, o Filante leva "apenas" cinco passageiros.

O design é cheio de vincos, musculoso, mas, ao mesmo tempo, refinado e moderno. A julgar pela dupla de faróis de LED com os canhões destacados e em formatos hexagonais, e a grade fechada e sem molduras que traz o logotipo e pontos iluminados.

Renault Filante
Renault Filante
Foto: Divulgação | Renault / Estadão

Atrás, com um pegava de cupê, o SUV traz grandes lanternas horizontais que ficam localizadas dentro de um nicho preto brilhante.

Híbrido igual Toyota

Destaque ainda para o spoiler bipartido que fica integrado ao teto, mas só para a versão com pegada esportiva, chamada Esprit Alpine. As rodas poderão ser de 19 ou 20 polegadas, dependendo da configuração de acabamento, que são três: Techno, Iconic e a própria Esprit Alpine.

Renault Filante
Renault Filante
Foto: Divulgação | Renault / Estadão

A mecânica do Filante é híbrida. A tecnologia HEV, mesma de Corolla e Corolla Cross, por exemplo, traz o motor 1.5 a gasolina de 144 cv na parte a combustão. Trabalhando em conjunto com duas unidades elétricas (uma com 136 cv e outra com 81 cv), a potência combinada chega a 250 cv e 57,6 kgfm de torque.

A pequena bateria de 1,64 kWh funciona a 316 V e é composta por 86 células distribuídas em dois módulos. Esta capacidade permite uma utilização no modo elétrico em até 75% dos trajetos urbanos, conforme as condições de condução.

Ela é recarregada pelo próprio carro ao recuperar energia das frenagens e usar o motor a combustão como gerador. Segundo a marca francesa, o consumo média é de 15,1 km/l.

Renault Filante
Renault Filante
Foto: Divulgação | Renault / Estadão

Dentro, chama atenção o volante com novo desenho e para as três telas digitais do painel de instrumentos, da central multimídia e para o passageiro - cada uma com 12,3 polegadas.

Já o head-up display consegue projetar um "visor" equivalente a 25,6? e traz realidade aumentada. Por fim, o sistema de som premium é assinado pela Arkamys, com 8 alto-falantes, ou pela Bose, com dez alto-falantes, dependendo da versão.

Renault Filante
Renault Filante
Foto: Divulgação | Renault / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade