Citroën mira alemães e lança novo DS 5 por R$ 137.990
Divisão de luxo da francesa, agora uma marca separada, mudou o visual do modelo médio, que aposta no luxo
A Citroën está lançando o novo DS 5, modelo médio da divisão de luxo da francesa que, desde 2014, opera como uma marca independente. O preço é R$ 137.990, em versão única. O modelo traz mudanças no visual, principalmente na grade dianteira, hexagonal mas com linhas curvas e contorno cromado. O conjunto de luzes é totalmente em LED, inclusive na luz de posição diurna, em filete contínuo com formato de asa, e no indicador de seta, em que a luz "desliza" de dentro para fora.
Por dentro, o DS 5 manteve a proposta de colocar motorista e passageiro dianteiro num ambiente inspirado em aviões de caça. Entre outros detalhes, há o teto com três aberturas para a luz externa, comandos em dois consoles centrais (um deles no teto), volante achatado e, claro, o head-up display (HUD), que projeta informações do carro no parabrisa diante do motorista.
O sistema multifunção dá acesso a navegação, música, configuração do carro e computador de bordo, e economiza 12 comandos que, de outra forma, estariam no console central. O DS 5 oferece Mirror Link (Android) e CarPlay (iOS), que joga os apps do celular na tela. Como prova de requinte, a cabine usa e abusa de materiais como metais e couros.
Entre outros, o novo DS 5 oferece como equipamentos de série: assistente de partida em aclive, direção eletro-hidráulica, controle de estabilidade, câmera de ré, bancos elétricos com massageadores e memória de posição, acesso e partida keyless (inclusive nas portas traseiras), espelhos retrovisores aquecidos e interno eletrocrômico, iluminação de recepção e ar-condicionado automático de duas zonas.
Sob o capô está o conhecido motor THP 165, acoplado a um câmbio automático Aisin des seis marchas com modo esportivo e possibilidade de trocas sequenciais. Com injeção direta de gasolina e turbocompressor com intercooler, o propulsor gera potência de 165 cv (a 6.000 rpm) e torque de 24,5 kgfm (entre 1.400 e 4.000 rpm). As rodas são diamantadas na cor preta, com pneus de medida 235/45 R18.
O DS 5 tem garantia de três anos e plano de revisões (a cada 10.000 km) a preços fixos, em revendas da Citroën.
A divisão de luxo da Citroën, cujo nome resgata o icônico modelo Citroën dos anos 1950, foi criada em junho de 2014 e tem como principal alvo o mercado da China, onde vende dois modelos exclusivos: DS 5LS e DS 6. No Brasil, a gama inclui DS 3 (rival do Mini Cooper), DS 4 e DS 5 (estes dois tentam brigar com modelos premium alemães).