Chevrolet Vintage revive Opala, Omega e Monza com estado de zero km
Programa de restauração e customização da GM estreia no Brasil com quatro carros; projetos ainda incluem picape C10 com motor V8 do Camaro
Já pensou em levar modelos clássicos como os Chevrolet Omega, Opala e Monza zero km para casa? A General Motors acaba de anunciar o Chevrolet Vintage, programa inédito no Brasil que reúne restauração e customização de clássicos da marca, em um trabalho supervisionado pela engenharia da própria fabricante. Os quatro primeiros carros prontos já foram apresentados: Chevrolet Opala SS, Monza 500 EF, S10 Rally e Omega Irmscher.
Dois caminhos: restauração e restomod
O programa atua em dois nichos distintos: o de restauração, que se preocupa em preservar ao máximo a originalidade de cada modelo, e que conta com um trabalho minucioso de pesquisa do acervo da Chevrolet, e o de ‘restomod’, no qual carros clássicos recebem atualizações mecânicas e de design para uso cotidiano, mantendo o estilo original.
Os quatro primeiros veículos apresentados são:
- Monza 500 EF 1990 – Primeiro carro nacional da Chevrolet com injeção eletrônica, restaurado como saiu da fábrica, foi totalmente desmontado, repintado e teve o motor refeito com peças originais. É uma rara unidade da versão com carroceria duas portas e pintura na cor Preto Nobre perolizado, padrão zero km.
- Omega CD 1994 – Também restaurado, mas com motor atualizado pelo kit Irmscher, passando de 3.0 para 3.6, com acabamento e carroceria refeitos com materiais originais da marca ou do modelo, incluindo os bancos de veludo com o mesmo tecido feito pelo fornecedor da época.
- Opala SS 1979 Restomod – Equipado com motor 4.1 de seis cilindros com injeção eletrônica, câmbio Tremec de cinco marchas, além de atualizações nos freios, suspensão e ar-condicionado representando o conceito restomod.
- S10 Rally 2004 – Vencedora do Rally dos Sertões, a S10 Rally foi agora adaptada para o uso urbano e será homologada.
Um quinto modelo já está em fase final de acabamento: o Kadett GSi 1992. A primeira coleção, chamada de “Centenário”, reúne modelos produzidos no Brasil, incluindo a picape 3100 Brasil, pioneira entre os utilitários nacionais. Entre os próximos projetos também está uma C10 equipada com motor V8 de Camaro. Outros modelos incluem um Opala SS 1976, Chevette Rally 1974 e a picape D20 Conquest 1996.
Leilão com dez modelos e causa social
O Vintage prevê a oferta de dez veículos exclusivos, todos preparados e validados pela engenharia da GM. O primeiro leilão acontece ainda em 2025, com participação presencial e online, permitindo interessados de todo o país. Parte da arrecadação será destinada a projetos sociais do Instituto General Motors (IGM).
Engenharia e autenticidade
Os veículos passam por testes de validação no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP), o maior da América do Sul. Ali, engenheiros da GM realizam testes de dirigibilidade, frenagem, ruído e vibração, garantindo coerência entre o projeto histórico e a funcionalidade atual.
Segundo a fabricante, cada projeto leva pelo menos um ano para ser concluído com a participação de oficinas especializadas e autorizadas pela GM. O processo inclui pesquisa em acervos, manuais originais, acabamentos preservados e peças genuínas, algumas ainda em embalagens de fábrica. Até detalhes como o tom do zinco em parafusos ou a textura da pintura são reproduzidos.
Nos restomods, a equipe de design da marca assume a liderança, introduzindo atualizações visuais e mecânicas que respeitam a estética da época.