Chevrolet "voltará" a vender Opala, Chevette, Monza e C10 no Brasil em breve
Modelos clássicos como Opala, Chevette e Monza estão sendo restaurados ou preparados com a certificação da GM no programa Vintage da marca
A Chevrolet vai voltar a vender os modelos Monza, Opala e Chevette no Brasil. No entanto, não se tratam de unidades zero km, ou do retorno dos modelos clássicos para a linha de montagem. Como parte das celebrações dos 100 anos de atividades no Brasil, a General Motors está trabalhando em um projeto-piloto focado em carros antigos.
Batizado de Vintage, o programa é pensado para atender colecionadores e fãs da marca que buscam projetos exclusivos, concebidos e certificados pelo departamento de engenharia da GM. No momento, estão sendo preparados alguns modelos icônicos da Chevrolet, todos produzidos no país nas décadas de 1960 a 1990.
Um dos projetos de restauração é o Monza Classic EF de 1990, o primeiro carro nacional da marca com injeção eletrônica. Entre os restomod, tem uma picape C10 de 1976 com mecânica de Camaro V8. A restauração será feita em parceria com oficinas especializadas, que terão a consultoria e o acompanhamento de profissionais da GM.
A escolha dos veículos baseou-se na relevância deles no mercado de clássicos. Nesta lista, estão carros como o Opala e o Chevette, além da picape 3100 Brasil, pioneira entre os utilitários projetados para o mercado nacional. “O Vintage da Chevrolet vai atuar em dois nichos estratégicos de carros antigos: o de restauração e o restomod”, afirma Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM América do Sul.
“Enquanto a primeira modalidade visa preservar ao máximo a originalidade do veículo e de seus acessórios; no restomod, o objetivo é outro – por isso agrega-se ao automóvel de época atualizações tecnológicas para deixá-lo mais confortável, seguro ou mesmo confiável para ser utilizado no dia a dia”, conclui o executivo.
De acordo com a Chevrolet, o propósito do programa Vintage é fomentar ainda mais a paixão pelo antigomobilismo, que vem ganhando cada vez mais adeptos com a chegada de uma nova geração de consumidores e de neoclássicos (carros na faixa dos 30 anos). Por conta disso, modelos dos anos 1990 como o Kadett, Omega e as primeiras safras da picape S10, começam a ganhar maior valor de mercado.
O projeto é semelhante ao JLR Classics, que restaura unidades antigas dos modelos da Land Rover e da Jaguar na Europa. Assim como os clássicos ingleses, os modelos brasileiros da Chevrolet também devem ter uma plaqueta exclusiva destacando a restauração. Os valores de restauração e de venda dos modelos da Chevrolet ainda não foram divulgados.