Carro movido a energia solar “limpa” o ar ao redor enquanto roda
Protótipo desenvolvido por estudantes da Universidade de Eindhoven, nos Países Baixos, captura CO₂ da atmosfera enquanto roda
Hoje muita gente fala em “carro limpo”, referindo-se a veículos movidos a eletricidade e que não emitem poluentes enquanto trafegam. Mas, como nem sempre a energia que abastece esses automóveis é gerada por fontes igualmente limpas – podem ser usinas nucleares, a carvão ou a gás – o desafio de criar um carro realmente limpo permanece.
Atentos a esse fato, uma equipe formada por 35 alunos da Universidade de Eindhoven, nos Países Baixos, desenvolveu um carro de passeio elétrico e sustentável que captura mais dióxido de carbono (CO₂) do que emite durante sua operação.
Trata-se de um protótipo chamado Zem, que purifica o ar por meio de um filtro especial. Ao armazenar o CO₂ capturado e depois descartá-lo, o Zem pode contribuir para a redução do aquecimento global. Os alunos afirmam que vão continuar a aprimorar o veículo nos próximos anos, com o objetivo de torná-lo neutro em carbono durante todo o seu ciclo de vida e, eventualmente, realizar viagens com ele.
O setor de transportes é um grande agente poluidor, produzindo cerca de um quarto das emissões totais de carbono da União Europeia há alguns anos. Os carros de passeio são responsáveis por mais de 60% dessas emissões.
De acordo com a equipe de estudantes, o protótipo é capaz de capturar 2 kg de CO₂ através de um filtro especial rodando 32.000 quilômetros por ano. Isso significa que uma frota de dez carros pode armazenar tanto dióxido de carbono quanto uma árvore média.
Pode não parecer muito, mas a recompensa geral é significativa se você implantar o sistema em grande escala em todos os carros de passeio, explica a equipe. Afinal, há mais de um bilhão de carros de passeio circulando pelo mundo, que poderiam capturar CO₂ líquido em vez de emiti-lo.
O filtro por onde passa o ar externo é único: os alunos estão em processo de solicitação de patente para essa inovação. "Realmente ainda é um modelo de conceito, mas já podemos ver que poderemos aumentar a capacidade do filtro nos próximos anos. Capturar CO₂ é um pré-requisito para compensar as emissões durante a produção e reciclagem", explica Louise de Laat, líder da equipe.
Os estudantes já imaginam um processo que permita esvaziar o filtro de CO₂ rapidamente em uma estação específica para essa finalidade. Atualmente, a capacidade do filtro permite que o protótipo Zem rode 320 km até ficar saturado.
Uma análise do ciclo de vida pode determinar até que ponto o ciclo de vida do veículo – desde a construção até a reciclagem após o fim de sua vida útil – é neutro em CO₂. Várias inovações contribuem para esse objetivo, como as técnicas de impressão 3D usadas pelos alunos. O monocoque e os painéis da carroceria são fabricados por meio de impressão 3D, o que resulta em quase nenhum resíduo residual.
O protótipo elétrico e sustentável tem visual esportivo e não é à toa, segundo os alunos, porque uma verdadeira corrida aguarda a indústria automotiva, já que o transporte rodoviário deve se tornar muito mais sustentável.
Nikki Okkels , gerente de relações externas da Universidade de Eindhoven afirma: "Queremos convencer a indústria mostrando o que já é possível, e trabalhando juntos. Se 35 alunos podem projetar, desenvolver e construir um carro quase neutro em carbono no prazo de um ano, então imagine as oportunidades e as possibilidades para a indústria".