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Avaliação: Golf GTI e Jetta GLI resgatam siglas icônicas

Dupla de esportivos volta ao país com boas novidades e a conhecida mecânica que une o motor 2.0 turbo ao câmbio DSG de sete marchas

27 ago 2025 - 11h18
(atualizado às 18h58)
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Os tempos mudaram no mundo do automóvel, mas algumas coisas parecem imunes. Até poucos anos atrás, esportivos com motores a combustão eram os queridinhos do público no Brasil e no mundo.

Agora, elétricos e híbridos estão na crista da onda, arrebatando fãs atraídos por novas tecnologias. Porém, ainda há espaço para clássicos, e, por isso, a Volkswagen traz de volta dois deles: Jetta GLI e Golf GTI.

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Foto: VW/Divulgação / Estadão

Desta vez, o hatch médio virá exclusivamente na versão GTI e com posicionamento de carro premium. O preço será divulgado no dia 6 de setembro, quando a montadora dará início às vendas.

A expectativa inicial era de que o Golf fosse custar cerca de R$ 350 mil, mas... A tabela pode chegar ou até superar os R$ 400 mil, ficando bem próximo de rivais como Honda Civic Type R (R$ 429.900) e Toyota GR Corolla (a partir de R$ 416.990).

Com esse novo patamar de valores, o Golf terá até um kit de boas-vindas para os donos, com carta do CEO e presidente da VW do Brasil, Ciro Possobom; plaquinha, cartão de membro do GTI Experience Club e um óculos feito em parceria com a Chilli Beans. Tudo para justificar a tabela de luxo.

Golf GTI descarta luzes IQ.Light

Neste primeiro contato com o novo Golf GTI, aceleramos o modelo brevemente na pista de um pequeno aeroporto em São Joaquim da Barra, no interior paulista. A unidade que aceleramos estava equipada com faróis inteligentes IQ.light, com tecnologia de LED Matrix. Entretanto, a versão que vem ao Brasil terá só faróis e lanternas Full LEDs.

Na pista, nosso primeiro contato se resumiu a duas voltas em um circuito com uma grande reta e muitos cones para um exercício de slalom. Nas acelerações, o Golf rapidamente sobe os giros e emite um ronco encorpado, grave e sonoramente agradável, que traz lembranças dos tempos em que não existiam carros híbridos e elétricos e a gasolina ditava o prazer ao volante.

O motor 2.0 turbo continua em plena forma e continua muito bem casado com o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem (banhado a óleo) e 7 marchas. A tração é dianteira. Ao volante, o hatch entusiasma e traz um toque de nostalgia, envolvendo o motorista agora com modernidades, como o multimídia de 12,9 polegadas e o joystick de acionamento do câmbio.

O volante da versão GTI tem aro mais grosso e excelente pegada, e o quadro de instrumento tem grafismos exclusivos da linha esportiva, com a cor vermelha sempre em destaque. Por fim, os bancos em formato concha abraçam bem o corpo e vêm com o clássico tecido xadrez da gama GTI, porém, para quem preferir, a VW vai oferecer opção revestida com couro.

Em relação aos equipamentos, a lista de série será farta. Há, por exemplo, ar-condicionado de três zonas, sistema de som da marca Harman-Kardon, quadro de instrumentos de 10,2" com grafismos exclusivos da linha GTI, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, discos ventilados, rodas de liga leve de 18", controle de cruzeiro adaptativo (ACC), carregador de celular por indução (sem fio) e luzes ambiente na cabine.

Resta agora saber quanto custará a lenda. Como não virá com os faróis IQ.Light, é possível que o Golf GTI desembarque custando menos que Civic Type R e GR Corolla.

Entretanto, vale dizer que a dupla de ícones japoneses tem preparação de pista, com modificações extensas para entregar comportamento de carro de corrida. E o Golf GTI mantém sua veia esportiva, mas é um carro claramente mais confortável e sem essa preparação para andar em circuito (track day).

Novo Golf GTI vale a compra?

Por enquanto não há como afirmar que o Golf GTI valerá o investimento, afinal, o hatch esportivo ainda não teve o preço oficial anunciado.

Mas, a julgar pela entrega, digamos que o modelo traz de volta a aura de ícone que o tornou famoso e muito desejado por décadas. Sem dúvida é um carro de forte apelo emocional e que cativa ao volante, com acelerações fortes.

Fica a decepção em relação à ausência dos faróis e lanternas IQ.Light, com LEDs Matrix, que estavam no modelo que veio ao país ainda em 2024 para celebrar os 50 anos do Golf. Mesmo os exemplares que aceleramos no lançamento tinham a tecnologia, que aumenta razoavelmente a segurança à noite.

Além disso, há a diferença estética, afinal, os faróis e lanternas são diferentes e com estilo mais simples - sem pontos de luz "flutuantes".

Como não trazem o recurso, fica agora a expectativa pelo preço, quem sabe, abaixo dos rivais diretos. Outros pontos que podem desagradar alguns fãs são a ausência de oferta da opção com câmbio manual (disponível no Civic Type R e no GR Corolla) e detalhes como a ausência de amortecedores no capô, que utiliza a tradicional vareta para ficar suspenso.

De toda forma, é inegável a força da sigla GTI e de tudo o que ela representa.

PRÓS

Golf GTI traz de volta um ícone da marca que ainda desperta paixão e entrega alto desempenho, agora com toques modernos, como o enorme multimídia no painel e o câmbio por joystick.

CONTRAS

Ausência dos faróis IQ.Light é quase imperdoável dado o posicionamento premium que o carro terá; faltam amortecedores no capô e preço pode ser o maior da história no modelo.

FICHA TÉCNICA

VW Golf GTI 370 TSI

  • Motor: 2.0 turbo, injeção direta, gasolina
  • Potência: 245 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm
  • Torque: 37,7 mkgf (370 Nm) entre 1.600 rpm e 4.300 rpm
  • Câmbio: Automatizado DSG, dupla embreagem e 7 marchas
  • Tração: Dianteira; 4 programas de condução
  • Freios: Discos ventilados na frente e atrás
  • Suspensão: Ind. McPherson (diant.) e Multilink (tras.)
  • Comprimento: 4,29 m
  • Altura: 1,44 m
  • Largura: 1,79 m
  • Entre-eixos: 2,63 m
  • Pneus e rodas: 225/40 R18
  • Porta-malas: 344 litros
  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Peso (ordem de marcha): 1.450 kg
  • Aceleração 0-100 km/h: 6,1 segundos
  • Velocidade máxima: Não divulgado
  • Preço sugerido: Não divulgado
Estadão
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