Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aceleramos: RAM Rampage busca eficiência e sobe para 200 cv

Picape mantém visual, mas ganha reformulação mecânica; agora, deixa de oferecer o motor 2.0 turbodiesel, mas está mais veloz

26 nov 2024 - 07h00
(atualizado em 26/11/2024 às 12h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Lançada em junho de 2023, a RAM Rampage ocupa o posto entre as picapes intermediárias e  médias. Feita em Goiana (PE), de onde também vêm os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro, inicialmente ela tinha motores 2.0 turbodiesel de 170 cv e Hurricane 4, a gasolina, de 272 cv, além de bom espaço e lista digna de itens de série.

No entanto, no final de outubro, para se manter como opção interessante no mercado, o modelo recebeu reformulação. A princípio, não alterou visual, mas incluiu equipamentos, ganhou nova versão de entrada - a Big Horn - e um novo motor turbodiesel, o 2.2 Multijet.

A mudança visa, em síntese, obedecer as normas do Proconve L8, que entra em vigor em janeiro do ano que vem. A norma exige níveis de emissões menores, bem como tem critérios mais rigorosos para índices de consumo nos veículos vendidos no país. Assim, a picape ganhou nota "A". Em números, pode chegar 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l, na estrada, segundo o Inmetro.

Ao Volante

A RAM Rampage nunca decepcionou em termos de motorização e dirigibilidade. O bom comportamento dinâmico também foi mantido na linha 2025.

Esse é um dos pontos possíveis de notar, logo de cara, após poucas voltas a bordo do modelo no Circuito Panamericano, no interior de São Paulo. A princípio, cabe recordar que o propulsor italiano que substitui o antigo 2.0 Multijet entrega 200 cv e 45,9 kgfm - a breves 1.500 rpm.

Debaixo do capô, o novo motor turbodiesel trabalha em conjunto ao câmbio automático de nove marchas. A transmissão, aliás, adotou um diferencial 14% mais longo, possibilitando a redução de rotação do motor em diferentes velocidades.

Com o pé fincado no pedal da direita, é possível notar que a picape ficou mais animada com esse novo conjunto. Responde rapidamente e tem agilidade mesmo em baixos giros. As trocas de marchas sem delay mantém a rotação constante.

Com potência superior ao modelo antigo, a nova Rampage faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (antes, com motor 2.0 turbodiesel, era em 10,9 s). Já a velocidade máxima pulou de 186 km/h para 196 km/h, de acordo com números fornecidos pela fabricante.

Durante o test-drive, a pista estava bastante travada. Tinha cone para todos os lados e indicações de velocidade em cada curva. Afinal, pista de corrida não é ambiente para uma picape deste porte e certos cuidados precisam ser tomados no momento da pilotagem.

Mesmo sem tanta liberdade para guiar, é nítido o acerto dinâmico. Tem rolagem de carroceria em curvas, é evidente, mas gera conforto ao dirigir. As suspensões são independentes McPherson com barra estabilizadora na dianteira e, atrás, independente, multibraço, também com barra estabilizadora. Cabe recordar que, na linha 2025, todos os modelos turbodiesel têm pneus com medidas 235/65 R17.

Mesmo em altas rotações, o bom isolamento acústico permite que os ocupantes continuem batendo papo sem precisar alterar o tom de voz. Dá para ouvir o barulho do motor - afinal, o habitáculo não é uma cabine de descompressão -, mas nada que incomode quem está a bordo.

Durante o teste, nossa Rampage também fez um percurso off-road. Ali o modelo está em casa. Durante todo o trajeto, zero sustos, mesmo em trechos nível hard. Caixa de ovos, costela, imersão na água, inclinação lateral, tudo encarado com maestria pela picape, que tem sistema de tração 4x4 sob demanda com modo reduzida.

O modelo conta ainda com o controle de descida (HDC). Com ele, o contato com os pedais torna-se desnecessário, afinal, o carro freia e mantém a aceleração de acordo com a necessidade.

Seja como for, caso ocorra algum imprevisto, a Rampage tem vários recursos de assistência à condução. Na unidade testada - uma Rebel, que custa R$ 259.990 -, ela tem controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de saída de faixa, sistemas de detecção de tráfego traseiro cruzado e de monitoramento de ponto cego, bem como alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência.

Mais equipamentos

A lista ainda inclui, ainda, ar-condicionado digital com duas zonas e saídas traseiras, banco do motorista com regulagem elétrica, assentos revestidos com couro, sete airbags, carregador de celular por indução, câmera de ré, seis portas USB e freio de estacionamento eletrônico.

O quadro de instrumentos é digital e tem 10,3". A central multimídia tem 12,3" e oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Ficha técnica

RAM Rampage Rebel 2.2 Turbodiesel

Motor: 2.2 Multijet, turbodiesel

Potência: 200 cv a 3.500 rpm

Torque: 45,9 mkgf a 1.500 rpm (G/E)

Câmbio: Automático de 9 marchas

Relação peso/potência: 9,7 kg/cv

Tanque de combustível: 60 litros

Tração: 4×4 com reduzida

Ângulo de ataque: 25,8°

Ângulo de saída: 27,5°

Altura do solo: 265 mm

Comprimento: 5,03 m

Largura: 1,89 m

Altura: 1,78 m

Entre-eixos: 2,99 m

Peso (ordem de marcha): 1.951 kg

Preço: R$ 259.990

Ram Rampage 2025 Big Horn Turbo Diesel 2.2
Ram Rampage 2025 Big Horn Turbo Diesel 2.2
Foto: Stellantis / Guia do Carro
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade