Aceleramos: GWM Poer P30 aposta em força e tecnologia contra Hilux e Ranger
Com torque de 48,9 mkgf a breves 1.500 rpm, tela central de 14,6 polegadas e câmbio automático de nove marchas, picape turbodiesel 4x4 quer fisgar a clientela pelos detalhes
Mesmo que muita gente ainda use para trabalho, picapes hoje em dia são verdadeiros carros com capacidade de carga. E é para conquistar esses dois tipos de clientes que acaba de nascer a GWM Poer P30. O Jornal do Carro teve acesso ao modelo em trecho off-road, e essas primeiras impressões já deixaram claro que o modelo tem, sim, predicados para fazer o consumidor mais tradicionalista repensar a próxima compra, afinal, tem bastante tecnologia, boa dose de conforto e motor forte.
No Brasil, a GWM Poer P30 parece uma estranha no ninho, afinal, não vai ser fácil concorrer em um mercado dominado por modelos tradicionais como Toyota Hilux e Ford Ranger, e disputado por velhas conhecidas, como Chevrolet S10 e Mitsubishi Triton. Mas, lá fora, a marca já tem praticamente 30 anos de história. Na China, por exemplo, a cada duas picapes vendidas, uma é GWM - e lá se vão 27 anos de liderança de mercado.
Grande parte desse sucesso se deve a motorização. Sob o capô dianteiro, o modelo carrega o 2.4 turbodiesel de 184 cavalos de potência. Mas, em picapes, o que importa, de fato, é o torque - para ter força de sobra para aguentar o tranco. E isso a Poer P30 tem. São 48,9 mkgf de torque, onde 50% disso já é disponível a breves 1.000 rpm - 100% a 1.500 giros. Para se ter ideia, a Toyota Hilux, apesar de ultrapassar os 200 cv de potência, tem 50,9 mkgf que aparecem só aos 3.400 rpm. Ou seja, a chinesa não deixa a desejar. É tanto que vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.
Dentre as tecnologias do motor, estão controle eletrônico de circulação de gases, alta pressão de injeção de diesel (2.000 bar) e turbina de geometria variável. E, ainda em mecânica, o modelo tem bloqueio diferencial traseiro e bloqueio central. No meio do console central é possível selecionar entre tração 2H (traseira), 4H (integral) e 4x4 com reduzida, a 4L, que funciona em trechos nível hard, com velocidade de até 40 km/h. Para isso, basta acessar um botão giratório.
Breve contato
O primeiro contato com a Poer P30 foi curto. A avaliação abusou dos trechos fora-de-estrada, mas a operação comboio limitou a imprensa de certos abusos. Nada de aceleração forte ou curvas com o pé embaixo. A experiência foi leve, com trechos de chão batido, rampas e muita poeira. Porém, deu para sentir o trabalho das suspensões independentes na dianteira e com feixe de molas atrás. É confortável, mas poderia sacudir um pouco menos, é verdade.
Já o trabalho do câmbio (100% desenvolvido e fabricado pela GWM) se mostrou digno de elogios. Aliás, ponto para a GWM, que aposta no conjunto automático de nove marchas e, assim, abre vantagem na comparação com a concorrência, onde é comum apostar em câmbios de seis relações. Aliás, nada de transmissão manual ou hibridização, ao menos por ora, de acordo com a fabricante chinesa - que vai produzir a Poer P30 em breve no Brasil, na recém-inaugurada fábrica de Iracemápolis (SP).
A Poer P30 não é das mais barulhentas, e tem um rodar agradável, com direção elétrica na medida e estabilidade. Quando solicitados, os freios - a disco nas quatro rodas - respondem com eficiência. O trajeto foi feito com o veículo sem carga e nada de grandes desafios. Mas o veículo aguentaria, afinal, são 27 graus de ângulo de ataque e 22 centímetros de altura em relação ao solo. De acordo com a GWM, a profundidade de travessia é de 500 milímetros. Na prática, a água pode cobrir o conjunto rodas/pneus.
Por dentro
O espaço interno é amplo (veja medidas na ficha técnica, mais abaixo), bem acabado e a posição de dirigir é boa. Os bancos são forrados com couro e têm aquecimento e resfriamento para os ocupantes da frente. Quem viaja atrás, tem saídas de ar-condicionado e entradas USB.
Voltando para a frente do carro, o motorista tem volante multifuncional ajustável em altura e profundidade, e com aletas para troca de marchas. Os mostradores ficam e uma tela digital de 10,25?. Um pouco mais para a direita, no centro do painel, a cereja do bolo: uma tela de 14,6? em full HD que espelha Android e CarPlay sem o uso de fios e engloba várias funções da picape, mas não há dispensa de botões físicos - o que é ótimo. No console central, além de botões para acesso a funções mecânicas, como freio de estacionamento e assistente de partida automática, por exemplo, tem carregador de celular por indução.
Tecnologias como comandos de voz e sistemas ADAS também estão presentes. Neste último, aliás, tem funções como controlador de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, assistente de tráfego cruzado, entre outros. Para completar a segurança, tem seis airbags na versão topo de linha Exclusive, guiada pelo JC (na Trail são quatro bolsas).
Visual e capacidades
Do lado de fora, a Poer P30 não surpreende. Se destacam a grade frontal avantajada com acabamento cromado e os faróis de LEDs. No entanto, uma pena, as luzes de neblina são halógenas - o que dá certa empobrecida ao visual. Nas laterais, rodas de 19?. Atrás, tem lanternas full LEDs em posição vertical e, na tampa traseira, vem a inscrição "GWM" em letras maiúsculas estampadas na carroceria. A peça, aliás, que tem amortecedores, comporta até 150 kg. Caçamba: 1.248 litros. Capacidade de carga: 1.010 kg.
Por fim, a Poer P30 é vendida em duas configurações de acabamento. Em pré-vendas desde 19 de agosto, o modelo topo de linha Exclusive tem preço de R$ 240 mil até o dia 19 de setembro. A partir do dia 20, passa a custar R$ 260 mil. Já a opção de entrada, Trail, sai por R$ 220 mil e, a partir do dia 20, também sobe R$ 20 mil e vai a R$ 240 mil. E para que o cliente não fique com medo de comprar carro chinês, a GWM dá garantia de dez anos.
*O jornalista viajou ao Rio Grande do Sul a convite da GWM
PRÓS
Modelo aposta em diferenciais, como tela de 14,6?, bancos com aquecimento e ventilação e câmbio automático de nove marchas; torque é quase o mesmo da Hilux, que supera os 200 cv; preço ficou abaixo da concorrência
CONTRAS
Faróis de neblina com luz halógena empobrece o visual; suspensões não chegam a ser desconfortáveis, mas o carro sacode demais dependendo do trecho; Isolamento acústico poderia ser melhor
Ficha Técnica
GWM Poer P30 Exclusive
- Motor: 2.4, turbodiesel
- Potência: 184 cv
- Torque: 48,9 mkgf (50% a 1.000 e 100% a 1.500 rpm)
- Câmbio: Automático de 9 marchas
- Comprimento: 5,14 metros
- Largura: 1,95 metro
- Altura: 1,89 metro
- Entre-eixos: 3,23 metros
- Peso (ordem de marcha): 2.223 kg
- Tanque: 78 litros
- Consumo: 9,5 km/l (cidade)/10,6 km/l (estrada)
- Capacidade de carga útil: 1.010 kg
- Volume da caçamba: 1.248 litros
- Ângulo de ataque: 27 graus
- Ângulo de saída: 25 graus
- Aceleração 0 a 100 km/h: 11,2 segundos
- Distância do solo: 22 centímetros
- Profundidade de imersão: 500 milímetros
- Preço: R$ 240 mil (R$ 260 mil a partir de 20/9)
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