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ABVE divulga nova divisão de veículos eletrificados sem os híbridos leves

ABVE justifica novo critério “para apresentar números mais fiéis à realidade da eletromobilidade no Brasil”; saiba os motivos da associação

10 fev 2025 - 19h12
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BYD Dolphin Mini, BYD Song Plus, Toyota Corolla Cross e Caoa Chery Tiggo 7: segundo a ABVE, o Tiggo 7 não pode mais ser considerado eletrificado, por ser um híbrido leve ou micro-híbrido
BYD Dolphin Mini, BYD Song Plus, Toyota Corolla Cross e Caoa Chery Tiggo 7: segundo a ABVE, o Tiggo 7 não pode mais ser considerado eletrificado, por ser um híbrido leve ou micro-híbrido
Foto: Divulgação / Guia do Carro

A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) divulgou nesta segunda-feira, 10, uma nova divisão de veículos eletrificados. A entidade decidiu eliminar os veículos com tecnologia MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), conhecidos como híbridos leves, e reforçou que em sua visão eles são “micro-híbridos”. 

Embora o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) considere que basta 2% de ajuda elétrica na propulsão para que um veículo seja classificado como híbrido, a ABVE tirou os híbridos leves de seu rol de eletrificados por considerar a metodologia defasada e que isso dá vantagens fiscais para tecnologias que impactam pouco na descarbonização. 

“Fizemos essa atualização nos critérios da ABVE Data para deixar mais claro ao consumidor e ao mercado em geral quais veículos podem efetivamente ser considerados eletrificados e quais não”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

“Consideramos ser importante aprimorar a metodologia de classificação dos eletrificados no Brasil para dar uma informação mais fiel à realidade da eletromobilidade no Brasil, no interesse tanto do consumidor, quanto do mercado, governos e da sociedade em geral”, acrescentou Bastos.

Divisão de vendas dos carros eletrificados, segundo novo critério da ABVE
Divisão de vendas dos carros eletrificados, segundo novo critério da ABVE
Foto: ABVE / Guia do Carro

Para o dirigente, é preciso ter mais transparências sobre as tecnologias: “Em nosso entendimento, os MHEV de 12V a 48V, que até o ano passado representavam uma parcela pouca expressiva do mercado, podem aumentar significativamente sua participação nos próximos anos, substituindo os similares a combustão, ainda que, a rigor, não possam ser considerados veículos eletrificados”.

Em função disso, a ABVE considera que em janeiro 12.556 veículos leves eletrificados foram vendidos no Brasil. Para a Anfavea, entretanto, o número é muito maior: 16,7 mil unidades. 

No novo critério da ABVE, somente carros com as tecnologia BEV (100% elétrico), PHEV (híbrido plug-in) e HEV (híbrido completo) podem ser considerados eletrificados, pois eles têm tração elétrica. Já os MHEV (sejam chamados de híbridos leves ou de micro-híbridos), não conseguem tracionar o carro só com a energia elétrica – precisam obrigatoriamente do motor a combustão.

Níveis de hibridização no Brasil, segundo quadro apresentado pela Stellantis
Níveis de hibridização no Brasil, segundo quadro apresentado pela Stellantis
Foto: Stellantis / Guia do Carro

“Tornou-se imperioso separar rigorosamente quais veículos contribuem efetivamente com a eletromobilidade e quais não contribuem tanto. A mudança foi precedida de uma análise atenta da literatura internacional e das normas nacionais aplicáveis”, acrescentou Ricardo Bastos.

Assim, de acordo com a ABVE, as tecnologias que serão consideradas para definir um veículo eletrificados são:

  • BEV (Battery Electric Vehicle): veículo 100% elétrico;
  • PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): híbrido plug-in (com recarga externa);
  • HEV (Hybrid Electric Vehicle): veículo híbrido sem recarga externa;
  • HEV Flex: veículo híbrido sem recarga externa, com motor a combustão que pode ser abastecido a etanol ou gasolina, além do motor elétrico;
  • Veículo elétrico movido a célula de hidrogênio.

Dados de janeiro, segundo a ABVE

Dentre os 12.556 eletrificados vendidos em janeiro, os elétricos plug-in (BEV e PHEV) representaram 83% do total (10.401). Os híbridos HEV e HEV Flex totalizaram 17% (2.155).

Os PHEV ficaram com 53,4% (6.701). Na comparação com janeiro de 2024 (3.910), houve aumento de 71,4%. Já sobre dezembro de 2024 (10.521), houve um recuo de 36,3%.

Os BEV ficaram com participação de 29,4% em janeiro (3.700), com recuo de 15% sobre janeiro de 2024 (4.358). O mesmo ocorre na comparação com dezembro de 2024 (4.368), também com 15% a menos.

Os HEV ficaram com 12% da participação no mercado de eletrificados em janeiro (1.545), um crescimento de 23,5% sobre janeiro de 2024 (1.251) e uma retração de 5% sobre dezembro (1.622).

Já os HEV Flex ficaram com 5% de participação de mercado em janeiro (610), com retração de 62% sobre janeiro de 2024 (1.593) e de 57% sobre dezembro (1.426).

O recuo dos números dos HEV Flex em janeiro é explicado pela nova metodologia adotada pela ABVE Data. Isto porque, a partir deste mês, modelos híbridos flex com motorização leve de até 48V passaram a ser classificados como MHEV, e não mais como HEV.

Em janeiro de 2025, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:

  • PHEV: 6.701 (53,4%)
  • BEV: 3.700 (29,4%)
  • HEV: 1.545 (12,3%).
  • HEV Flex: 610 (4,9%)
  • Total: 12.556

Micro-híbridos ou híbridos leves

Em janeiro, os micro-híbridos, ou veículos híbridos leves, chegaram a um total de 3.946 unidades vendidas, sendo 2.883 MHEV 12V e 1.063 MHEV 48V. Na comparação com dezembro de 2024 (3.697), houve um aumento de 6,7%.

Guia do Carro
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