A Citroën está considerando seriamente um substituto para o Picasso
Embora a Renault, que inventou e promoveu amplamente o conceito, não vá retornar a ele, a Citroën, que aderiu à tendência e aprimorou a fórmula, voltará a se concentrar na minivan; Essa é uma fórmula que os SUVs nunca conseguiram igualar em termos de espaço e versatilidade; E mesmo que os veículos de lazer (LAVs) tenham conquistado espaço até certo ponto, principalmente no transporte de sete passageiros, eles claramente ficam para trás em termos de conforto
Vamos dar o devido crédito. Foi a Renault que, de fato, foi pioneira no segmento de minivans na Europa com o Espace em 1984, seguido pelo protótipo Scénic em 1991, apresentado no piso inferior em 1996. Contudo, a marca do duplo chevron não se acomodou com o sucesso. No Salão do Automóvel de Paris de 1994, o protótipo Xanae prenunciou o imenso sucesso do Xsara Picasso, que permaneceu em produção de 1999 a 2012.
Em três segmentos de mercado (B, C e D), com o C3 Picasso, o C4 Picasso (curto e longo) e até mesmo o Evasion, a empresa do Quai de Javel esteve presente até que a tendência se dissipou e o Grand C4 Picasso, que se tornou o Grand C4 SpaceTourer em 2018, desapareceu discretamente do mercado. Famílias numerosas que desejam viajar com sete pessoas devem optar pela minivan Berlingo, que acaba de celebrar seu 30º aniversário.
Citroën ELO, um protótipo que antecipa o futuro
Por outro lado, as minivans já não são uma realidade, embora a Renault tenha mantido os seus nomes, que ainda hoje são apreciados pelos clientes. O Scénic e o Espace já adotaram há muito tempo o visual de SUV.
Neste contexto, a Citroën adotará uma estratégia que muitas vezes lhe tem dado bons resultados: a abordagem oposta, revivendo as silhuetas das minivans, cuja praticidade e modularidade — em suma, versatilidade — nunca foram igualadas por um SUV.
No Salão Automóvel de Bruxelas, em janeiro passado, o protótipo Citroën ELO ofereceu um vislumbre desta estratégia. De facto, a minivan terá de se reinventar, ...
Matérias relacionadas
BYD lança na França o modelo híbrido plug-in mais barato daquele mercado
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.