PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

NVIDIA considera lançar console portátil próprio, diz rumor

NVIDIA considera lançar console portátil próprio, principalmente pela ausência de projetos atuais com hardwares baseados em soluções da marca; entenda

4 mar 2024 - 13h45
(atualizado em 11/4/2024 às 17h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao que tudo indica, a NVIDIA também está considerando entrar no mercado de consoles portáteis com um produto totalmente proprietário. Segundo o youtuber Moore's Law Is Dead, leaker supostamente com fontes seguras, a empresa de Jensen Huang estaria investindo em um console próprio, motivada, principalmente, pela falta de opções e projetos em andamento com hardwares da marca.

Foto: Divulgação / Canaltech

Tecnicamente, a empresa não é uma estreante no segmento, uma vez que já dispõe dos NVIDIA Shield Portable e Shield Tablet, essencialmente tablets Android para jogos e streaming. O novo projeto, no entanto, seguiria a mesma linha dos ASUS ROG Ally e Lenovo Legion GO, com capacidade para rodar jogos de PC nativamente e sem depender obrigatoriamente de streamings, como o GeForce NOW.

Estratégia para entrar no mercado de CPUs

Recentemente a NVIDIA já havia firmado parcerias com a TSMC e MediaTek para criar CPUs Arm para PC. Considerando o perfil de processadores com essa arquitetura, faria mais sentido, de fato, se eles fossem destinados a embarcar notebooks ultrafinos e, naturalmente, consoles portáteis, do que fazer frente direta aos CPUs x86 e x64 para desktops, ao menos em um primeiro momento.

Pensando no mercado de PCs, por muito tempo a AMD foi a única das três fabricantes de componentes a trazer soluções tanto de CPU quanto de GPU. Apenas recentemente, com as placas Arc Alchemist, a Intel passou a trabalhar nas duas frentes, e é um movimento natural que a NVIDIA também busque independência para criar um ecossistema 100% proprietário.

Contudo, como já observamos nas primeiras investidas da Intel no segmento de GPUs, entrar em um mercado já bastante evoluído com um produto totalmente novo para atuar nos segmentos topo de linha é uma manobra no mínimo arriscada. Sendo assim, começar por um setor ainda bastante embrionário, como o dos consoles portáteis, parece ser a melhor estratégia para apresentar seus produtos com uma concorrência menor e em escala reduzida, para apenas futuramente atacar o setor de desktops.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade