PUBLICIDADE

Como Silvio Luiz marcou a era de ouro de Pro Evolution Soccer

Narrador faleceu nesta quinta-feira, 16 de maio, mas deixou seu legado no mundo dos videogames

16 mai 2024 - 18h12
Compartilhar
Exibir comentários
Silvio Luiz faleceu nesta quinta-feira, 16 de maio, aos 89 anos
Silvio Luiz faleceu nesta quinta-feira, 16 de maio, aos 89 anos
Foto: Reprodução

Falecido nesta quinta-feira, 16 de maio, aos 89 anos, o narrador Silvio Luiz atravessou com brilhantismo décadas no rádio e na televisão brasileira narrando alguns dos eventos esportivos mais importantes da história esportiva nacional.

Carismático e muito irreverente, Silvio Luiz marcou gerações de torcedores esportivos com bordões eternos como "olho no lance!" e "foi, foi, foi, foi ele!". Polivalente, Silvio Luiz também teve participação de destaque na franquia Pro Evolution Soccer durante seu auge.

Acerte o seu aí que eu arredondo o meu aqui

O jogo, hoje conhecido como eFootball, viveu seu auge no início dos anos 2000, sob o título Pro Evolution Soccer. Concorrente direto de FIFA, os games "PES" eram (e ainda são) muito populares no Brasil, a ponto de surgirem os chamados "bomba patchs", versões feitas por fãs com narrações improvisadas dos narradores mais famosos da época.

Por volta de 2010, a Konami, ao perceber essa tendência, realizou uma pesquisa que concluiu que os narradores e comentaristas esportivos mais populares eram Silvio Luiz e Mauro Beting, que então foram chamados para trabalhar na versão 2011 de Pro Evolution Soccer.

A idade já avançada – Silvio já tinha passado dos 70 anos – e a falta de intimidade com videogames não impediram o narrador de topar o desafio e assim empregar sua marca à famosa franquia da Konami. Silvio conseguiu transportar seu estilo irônico e marcante para os gramados digitais de Pro Evolution Soccer, fazendo todo o trabalho de narração, gravando e regravando centenas de frases utilizadas durante as partidas digitais. 

A parceria durou 6 edições, entre PES 2011 e PES 2016, e alguns desentendimentos entre o narrador e a Konami fizeram a parceria ser encerrada. "Algumas coisas que eles prometeram para mim eles não cumpriram. Todo ano eles prometiam, mas quando saía o jogo, não estava lá" disse Silvio Luiz, em referência ao desejo de ter seu nome e o de Mauro Beting na capa do jogo, em uma entrevista para a página Start, em 2017.

Assim, na edição de 2017, Silvio Luiz foi substituído pelo narrador Milton Leite. Na mesma entrevista, o narrador se queixou do que chamou de desleixo por parte da Konami, que, segundo ele, deixou o jogo ter uma desconexão entre suas falas e as ações durante a partida.  

Pelas barbas do profeta

Além de ter revolucionado a narração esportiva brasileira, Silvio Luiz também marcou a fase de ouro do futebol da Konami. Após sua passagem, a franquia foi progressivamente perdendo espaço para FIFA, mas a inesquecível voz de Silvio Luiz, além de alguns de seus famosos bordões, sempre estarão no coração dos jogadores.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade